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Ação integra chefs de cozinha a produtos da agricultura familiar na Chapada

Chocolates especiais, cocadas, mel, derivados da mandioca, ostras, café, cachaças artesanais e a conhecida cerveja de umbu, foram alguns dos produtos da agricultura apresentados a chefs de cozinha e donos de bares e restaurantes que visitaram o Bahia Rural Contemporânea, que acontece simultaneamente à 29ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, até o próximo domingo (4).

A ação, que foi promovida pelas secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Turismo (Setur) e contou com a presença dos secretários Jerônimo Rodrigues e José Alves, teve a finalidade de divulgar os produtos da agricultura familiar e a produção agropecuária à cadeia do turismo, gerando emprego e renda para comunidades rurais baianas. A iniciativa tem parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-Bahia), a normal_1480518815fenagro4organização não governamental Slow Food, e o projeto Governança Local para a Biodiversidade (Glob).

As ações incluíram ainda um encontro com produtores da agricultura familiar e de cooperativas, com degustação e negociações para aquisição de produtos baianos.

Na oportunidade, o secretário do Turismo José Alves destacou a importância do turismo de experiência e a produção associada como instrumentos para trabalhar a divulgação da Bahia. “Os turistas querem experimentar o jeito de ser e as tradições do povo baiano. Essa é uma oportunidade de divulgar os nossos produtos, especialmente os ligados à gastronomia. Isso pode acontecer com o nosso café e nosso chocolate, por exemplo”, explicou o secretário, que também quer oferecer qualificação para que produtores possam acolher bem o turista.

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, ressaltou o desejo de uma continuidade da agenda para encurtar o resultado da ação. “Temos aqui três desejos, o primeiro é de quem tem empreendimentos que tem o interesse de aumentar a oferta de produtos com essa qualidade, o segundo é de pessoas que tem como oferecer esse produto e o terceiro, o desejo do Governo de encurtar esse caminho e ver como é que podemos facilitar esse encontro”.

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