Boa Vista do Tupim: Prefeitura constrói cisternas em diversas escolas da zona rural

Com o objetivo de levar água para as escolas e possibilitar o seu pleno funcionamento, a Prefeitura Municipal de Boa Vista do Tupim em parceria com a Caritas estão construindo cisternas em escolas da zona rural do município.

As escolas beneficiadas estão localizadas nas comunidades: Assentamento Grotão, Bom Jesus, Santa Fé, Barra Verde, Bandeira, Pé do Morro, Aliança, Cana Brava, Torre de Sião, Crispim e Beira Rio, comunidade da Beija Flor, Morro Preto, Povoado de Macambira e Santa Luzia e as cisternas tem capacidade para armazenar 54 mil litros de água.

máquina cavando o local para a construção das cisternas

A escassez de água representa prejuízos para os alunos. Segundo Vilma Arruda que é a Secretaria Municipal de Educação, sem água não há como manter os serviços essenciais das escolas, a exemplo da merenda, limpeza e consumo para beber.

No passado, muitas vezes, as aulas tiveram que ser canceladas pela falta de água. Com a cisterna, a capacidade de armazenamento é suficiente para vários meses. Graças a Deus estamos conseguindo mudar essa realidade na zona rural e o prefeito Dinho autorizou a construção das cisternas”, comemora a professora.

Escola beneficiada

Ainda de acordo com Vilma, quando aulas são canceladas o problema não se restringe apenas ao atraso do conteúdo disciplinar, muitos desses alunos são carentes de recursos financeiros e contam diariamente com a merenda escolar, um dos fatores motivadores para a permanência deles no local.

O Projeto de construção de cisternas nas escolas abrange 16 (dezesseis) localidades que não têm acesso à água e que foram mapeadas pelo Governo Municipal.

homens trabalhando na construção da cisterna

A chegada da água nas escolas a partir da cisterna é fundamental para garantir às crianças o direito à água de qualidade e, consequentemente, aumentar a frequência escolar e o desempenho dos alunos” comemora o prefeito Helder Lopes Campos (PSDB)

O programa de construção de cisternas nas escolas é um passo inicial da melhoria da situação das escolas da zona rural, sendo um dos elementos que somarão para a busca de solução dos problemas referentes à educação nas localidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *