Boa Vista do Tupim

Evento alerta sobre a prevenção do câncer de mama e colo uterino em Boa Vista do Tupim

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. O ditado popular serve para exemplificar a importância da prevenção do câncer de mama e colo uterino. Afinal, esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres em todo o Brasil, sendo o segundo tipo em incidência geral, atrás apenas do câncer de pele. Em contrapartida, a prevenção, simples e eficaz, começa pela conscientização das mulheres.

A doutora Leyla alertou sobre a prevenção e tratamento da doença

Foi com esse objetivo que a Prefeitura Municipal de Boa Vista do Tupim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram na segunda (23/10) no plenário da Câmara Municipal um evento em referência à campanha Outubro Rosa, através de palestras ministradas pelo secretário de Saúde Uilson Gustavo Mendes e a médica Leyla Nascimento. A enfermeira Rita Carneiro fez uma explanação sobre a prevenção ao câncer de colo uterino.

Na palestra foi alertada que como os demais tipos de câncer,  o de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais nessa região, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Alguns têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Sobre o câncer de colo de útero foi dito, que se trata de um tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região em que ele se conecta com a vagina e que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez.

Já a Enfermeira Rita pontou sobre a prevenção ao câncer de colo uterino

 

Segundo os últimos números disponíveis no site do Inca, no ano passado eram esperados quase 58 mil casos da doença, responsável em 2015 por 14.622 mortes. Ela pode ser detectada nas fases

Secretário Gustavo alerta as mulheres para a prevenção do câncer de mama

iniciais, o que aumenta as chances de cura. Por isso, ao longo dos últimos anos todos os esforços nas campanhas do órgão são para que o assunto deixe de ser um tabu entre as mulheres. 

O nosso objetivo com esse evento é que a doença deixe de ser vista, por medo ou desconhecimento, como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável. Dessa forma, o diagnóstico não será tardio, o que facilitará o tratamento, já que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo” alerta o Secretário Gustavo.

O câncer de mama apresenta sinais e sintomas em suas fases iniciais. No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da Organização Mundial da Saúde, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. É nessa faixa etária que cresce a incidência da doença.

O plenário da Câmara ficou cheio para ouvir as palestras

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar