Itaberaba Notícias

IF Baiano em Itaberaba – Falta de representatividade política, torna o empreendimento um elefante branco

No dia 08 de janeiro de 2013, foi anunciada oficialmente a construção do IFBaiano (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Campus Itaberaba. A instituição esta recebendo a visita de políticos, alunos e populares,  não para apreciar a realização de um projeto arquitetônico de primeiro mundo servido como referência como foi anunciado, e sim para ver o que acontece quando o dinheiro do contribuinte não é empregado com responsabilidade.

20151216_110635 O investimento, no valor de R$ 7.523 milhões, ainda sem retorno, revolta a população de Itaberaba e região, que sonhava com a construção de 2,119 mil metros quadrados, composta por 28 salas de aula, laboratórios, oficinas, refeitório para 400 pessoas, almoxarifado e alojamentos. O projeto contemplava, ainda, biblioteca, auditório, ginásio de esportes, e guaritas de controle de acesso ao Campus, além de grande área destinada ao estacionamento de veículos. O reitor informou que  o prazo para a entrega da obra era de 12 meses. A segunda etapa do Campus Itaberaba do IF Baiano prevê mais R$ 3,968 milhões para a construção do Bloco Administrativo e seria iniciado tão logo o recurso seja liberado pelo governo federal.

Segundo o prefeito João Filho, o IF Baiano seria mais uma grande conquista para o município, onde os alunos de Itaberaba e região poderiam escolher entre os diversos cursos da instituição, mas o que encontramos foi uma obra em situação de completo abandono.20151216_094916O que demonstra a falta de vontade política do vice-governador João Leão e dos deputados que foram votados em Itaberaba. O vereador Ricardo Pimentel (PV) até que tentou mobilizar através da realização de uma audiência pública realizada no dia 16 de dezembro de 2015,  para resolver a situação “fizemos uma audiência para pressionar o IF BAHIANO a concluir a obra. Mas o prefeito João Filho boicotou o nosso trabalho e de maneira leviana, colocou um curso a distância no João XXIII como se fosse uma grande estrutura do IF BAHIANO. Vários municípios da Bahia já tiveram suas obras concluídas. Depois dessa interferência do gestor em instalar o IF BAHIANO em um sala do Colégio João XXIII, dificilmente a obra será concluída. Ele fez isso, apenas para se aparecer em período eleitoral. Mas o prejuízo é enorme!” finaliza Pimentel. 20151216_110626

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar