Geral

MPF homenageia cidadão baiano que entregou mais de cinco mil assinaturas para a campanha DEZ MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) homenageou o baiano Uziel Bacelar de Oliveira por sua participação de destaque na coleta de assinaturas para a campanha Dez Medidas Contra a Corrupção. A cerimônia aconteceu no Memorial do MPF, em Brasília, na quarta-feira, 9 de dezembro, durante as comemorações do Dia Internacional contra a Corrupção. Oliveira faz parte do grupo de homenageados na categoria “Cidadão” por ter entregue, com a ajuda da esposa, Elciene Alves Ferreira de Oliveira, 5.400 assinaturas.

O baiano, natural de Riachão do Jacuípe, distante 197km de Salvador, reside há 50 anos em Feira de Santana e trabalha como industriário em refinaria local. De acordo com Uziel, tudo começou em agosto, quando ele leu no jornal que o procurador Deltan Dallagnol, atuante no caso da Lava Jato, estava coletando assinaturas para a campanha. Nesse momento, o industriário pensou que também deveria participar: “Eu me senti levado a fazer a minha parte. Essa campanha tem potencial para trazer uma nova perspectiva na relação de cidadania no país”.

Com essa inspiração, o industriário ligou para Marcos, pastor da Assembleia de Deus em Feira de Santana, que o desafiou a coletar mil assinaturas em 20 dias. No dia 3 de setembro, Uziel entregou ao procurador da República Samir Nachef, que atua no município de Feira e região, mais de 1.600 assinaturas, coletadas em 21 dias, e uma carta de apoio à campanha assinada por representantes de sua igreja.

Para chegar ao impressionante número, inicialmente considerado surreal por Uziel, ele levava uma pasta com as fichas para todos os lugares que ia. “A partir desse resultado, fiquei empolgado. Fazia minha inscrição em congressos e chegava mais cedo para falar com o público antes de começar o evento”, disse Uziel, que também coletava assinaturas em seu trabalho e em eventos da igreja. Segundo ele, as pessoas são muito receptivas porque querem essa mudança, querem uma justiça igualitária.

Sobre a homenagem recebida, Uziel se mostrou surpreso e grato pelo reconhecimento: “Eu só tenho a agradecer pelo MPF, essa instituição tão respeitável, por promover esse link com o cidadão comum. Me senti muito realizado por estar em contato com tantas pessoas importantes e voltadas à mesma causa”, contou o industriário. Ele agradeceu especialmente o apoio, a receptividade e a solicitude dos procuradores Samir Nachef e Pablo Barreto e da assessora de comunicação do MPF na Bahia, Marla Barata.

Cadastre-se para receber nossas notícias por e-mail.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617- 2295/2296/2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar