Boa Vista do Tupim

Novembro Azul: Palestra é realiza no auditório da nova sede da prefeitura de Boa Vista do Tupim para prevenir o câncer

O novo Centro Administrativo foi palco da palestra

A campanha Novembro Azul em Boa Vista do Tupim está envolvendo dezenas de profissionais para conscientizar a população sobre a importância do exame de próstata. Os profissionais fizeram uma palestra na terça (21), no novo Centro Administrativo em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Foram realizados testes rápidos

De acordo com a Secretaria de Saúde, a intenção é quebrar o preconceito em relação ao exame do toque retal e o exame de sangue (PSA), importantes para o diagnóstico precoce, para o tratamento e para ter mais chances de cura.

Uma dentista fez consultas na hora para o público presente

Na nova sede da prefeitura, a campanha Novembro Azul realizou diversos serviços, envolvendo profissionais da Saúde, voluntários,  educadores, palestrantes e oferecendo teste rápido de PSA, sorologias DST, consultas médicas e odontológicas, vacinação e avaliação com nutricionista. Haverá uma programação especial com serviços e orientações até o fim do mês.

O Secretário de Saúde – Gustavo Mendes fez uma palestra no auditório da prefeitura para alertar da necessidade de prevenção ao câncer de próstata.  O assunto tem como público alvo os homens, em todo o mundo a programação chamada “novembro Azul” é realizada, a campanha surgiu na Austrália em 2003.

Gustavo Mendes informou que a indicação é fazer exames a partir dos 50 anos de idade, enfatizando que o preconceito ao toque é prejudicial para os homens.  O também enfermeiro falou de outros aliados no combate à doença são as atividades físicas, a manutenção do peso ideal e a redução do uso do cigarro, sal , açúcar refinado e bebidas alcoólicas.

Presidente da Câmara falou sobre a importância da prevenção
Vereador Tal Aragão aproveitou o espaço para pedir aos homens que acabem com o preconceito na realização do exame

Vários tipos de câncer são observados em pessoas acima do peso. É preciso diminuir os fatores externos para prevenir o câncer de próstata e outros tipos de câncer. A alimentação adequada é fundamental”, falou o nutricionista Adenilson dos Santos que também palestrou sobre os cuidados com a alimentação.

Eu achei muito importante essa palestra, eu achava que tinha informações suficientes, achei muito esclarecedor. Tenho 56 anos de idade e fiz exames há um tempo. Agora vou procurar fazer novos exames e me cuidar o mais rápido o possível”, falou o senhor Joaquim que ouviu atentamente aos palestrantes.

Prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal – Vereador Sávio Bulcão (PSDB) e os vereadores:  Tal Aragão (PDT) e Dermeval Santana (PSDB).

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar