Foi apresentado na Câmara Municipal de Itaberaba, requerimento de autoria do vereador Ricardo Pimentel (PROS), solicitando ao INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos a verificação das condições estrutural da barragem do Açude Juraçy Magalhães em Itaberaba-Bahia.
A população vinha se manifestado com a preocupação da situação da barragem e alertando para o risco de um rompimento. Alguns postaram nas redes sociais, e alertaram sobre fissuras existentes na estrutura.
Segundo o vereador: “a barragem foi inaugurada no dia 14 de janeiro de 1933 e nunca passou por uma reforma. Está construída no leito do Rio Piranha e muitas casas ao longo dos anos foram erguidas abaixo da barragem. Um rompimento pode trazer uma grande tragédia para Itaberaba”.

Pimentel faz questão de lembrar que conforme veiculado na imprensa nacional uma barragem se rompeu em Mariana-MG, e causou uma grande tragédia. A barragem do açude Juracy Magalhães tem 82 anos de construída e nunca passou por uma inspeção ou reforma.
Para Ricardo Pimentel este episódio serve de alerta para que essa inspeção que tem um caráter altamente preventivo seja realizada, a fim de assegurar a todos que moram na margem do rio Piranhas a devida segurança e comodidade.