Boa Vista do Tupim

Secretário Léo Satélite e prefeito Dinho realizam encontro para debater agricultura familiar em Boa Vista do Tupim

O 1º Encontro das Associações, Cooperativas e Sindicatos realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, através do titular da pasta Léo Satélite, teve a participação de um grande número de agricultores que estavam interessados em ter apoio e auxilio necessário nos programas do Pronaf, repasses do Garantia Safra, financiamentos do banco do Nordeste e novos projetos em parcerias com os órgãos municipais, estaduais e federais.

O evento foi realizado na última sexta (02/06), no auditório da Câmara Municipal de Boa Vista do Tupim. O prefeito Helder Lopes Campos (PSDB) comemorou o sucesso alcançado e demonstrou que vai ser prioridade do seu governo, o

Prefeito e Vice

incentivo a agricultura familiar “Vamos estimular o homem do campo e buscar parcerias com os órgãos estadual e federal para conseguir recursos e auxilio aos agricultores. É necessário que os agricultores e as associações se organizem e se capacitem para utilizar as novas tecnologias que ajudam a melhorar a vida no campo, aumentando a produção” destacou.

Para o secretário da agricultura Leo Satélite, o evento veio com a missão de promover a integração dos agricultores com as associações e os órgãos de fomento da agricultura, “para garantir o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda da nossa agricultura familiar”.

Mutirão do DAP

Participando do evento, Carlos Eduardo Bastos, coordenador da BAHIATER, alertou para necessidade de todos os agricultores terem o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que o acesso às políticas públicas do Governo Federal. Com o documento, é possível ter acesso a mais de 15 políticas públicas, dentre elas o crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural; e os programas de compras públicas, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e  Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).  Eduardo anunciou

Agricultores na reunião

que a Bahiater realizará em parceria com a Secretaria de Agricultura, um mutirão para a regularização do DAP no município.

Investimentos na agricultura familiar

A cada ano, o programa Agro Amigo do Banco do Nordeste, tem investido 280 mil ao mês, totalizando R$3.3 milhão/ano no município tupinense, na proporção de R$4.0 mil por agricultor com o DAP, informou o gerente do agronegócios Romeu de França, da agencia de Itaberaba. “Deste valor emprestado, o agricultor devolve parcelado com o desconto de 40%, que são garantidos pelo governo federal com recursos no FNDE. O gerente França informou sobre a Lei 1.340, que anistia as dividas dos agricultores prejudicados pela seca, com descontos de até 95%. “Vimos fortalecer nossos laços de parceria com o município de Boa Vista do Tupim”, concluiu França.

O 1º Encontro contou com a participação dos vereadores Derneval, Lê, Tal, Sérgio, Val, Nininha e o presidente do Legislativo, Sávio Bulcão  que colocou o Poder Legislativo a disposição para atuar em conjunto “os vereadores estão a disposição para facilitar com a aprovação de Leis que auxilie o homem do campo” finalizou.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar