Boa Vista do Tupim

Secretário Municipal de Saúde vai à Câmara de Boa Vista do Tupim prestar informações sobre os oito meses de gestão

O secretário de Saúde de Boa Vista do Tupim, Gustavo Macedo, esteve na Câmara Municipal de Vereadores nesta segunda-feira, 04, participando da sessão ordinária. O próprio secretário foi quem solicitou o espaço para responder a alguns questionamentos dos parlamentares, mostrando a organização do serviço de saúde nestes oito meses da gestão do prefeito Helder Lopes Campos (PSDB) e do vice-prefeito Léo Satélite (PMDB).

Gustavo informou que em oito meses conseguiu implantar serviços de ultrassonografia com equipamento moderno, raio x, eletrocardiograma e exames laboratoriais  “Em oito meses tivemos um avanço significativo. Quero perguntar a todos vocês presentes, quantos de vocês e vizinhos tinham requisições de ultrassonografia, raio x, eletrocardiograma, laboratório e nunca foi feito na gestão passada. Agora me perguntem quantos estão indo a minha sala com requisições de 2015 e 2016. Quantos chegam lá com cirurgia?” afirma o secretário.

Com relação à transição governamental, ele ressaltou que o secretário anterior, não passou qualquer informação da pasta e que até hoje chegam diversas pessoas com requisições de exames e cirurgias, que não foram feitas nos quatro anos da gestão do PT na cidade.

Secretário de Saúde – Gustavo, vereadora Nininha e o líder do prefeito – vereador Tal Aragão

Na área de endemias, disse que alguns programas não foram implantados e com isso, aumentou o número de casos de esquistossomose e leishmaniose “agora temos técnicos capacitados, fazendo visitas coletando material e dando diagnóstico. Quantos de vocês não ouviram falar de pessoas que foram contaminadas pela leishmaniose, a temida calazar. Tivemos que fazer um trabalho sério para acabar com o principal vetor do calazar, que são cães contaminados, na verdade tínhamos uma epidemia na região da Beira Rio. Isso é saúde pública! isso é responsabilidade!” informou o secretário.

Sobre o pronunciamento dos vereadores de oposição, que tentam a todo custo esconder as mazelas do passado e a participação deles em uma gestão desastrosa “sempre venho ouvindo de alguns vereadores de oposição dizer que não se pode olhar para o passado. Mas, eu discordo, pois as dificuldades que a saúde de Boa Vista do Tupim está passando é justamente pela negligência do passado” alertou o secretário.

 

Entre outras informações, Gustavo Macedo, explicou que em oito meses, a secretaria de saúde, está ofertando serviços, que não tinha na gestão anterior, a exemplo de: ortopedia, pediatria psiquiatria. E que adquiriu um aparelho de eletrocardiograma, que possibilita o diagnóstico precoce de casos de infarto, diminuindo o número de óbitos por suspeita da doença. “Por ofertar serviços que não eram feitos na gestão anterior, tivemos uma grande procura por parte da população. Nesse caso, é natural que se crie uma demanda reprimida” justifica.

Outro ponto importante colocado na sessão da Câmara Municipal foi com relação à realização dos partos em Boa Vista do Tupim. Segundo Gustavo, era um absurdo, as pessoas se deslocarem para Itaberaba e voltar com uma certidão de nascimento de outra cidade “Podem ir ao Núcleo Regional de Saúde em Itaberaba e peguem quantas pessoas nasceram na cidade na gestão passada e quantas nasceram nos últimos oito meses” ressaltou.

 

Ainda durante a sessão, o secretário de Saúde, falou sobre a importância da aprovação da implantação do NASF e a homologação do CAPS em Boa Vista “Em oito meses já tivemos o NASF aprovado, que é o Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Que vai fortalecer a atenção básica e possibilitar a contratação de mais especialistas. Estamos em fase de homologação do CAPS que está sendo custeado com recursos próprios” finalizou o gestor da pasta.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar