Economia

Taxas de juros caem pela quinta vez seguida

Estudo da Anefac indica redução de 5,42% no juro do cartão de crédito e expectativa é de novas quedas nos próximos meses.

As taxas de juros das operações de crédito tiveram a quinta redução consecutiva e a sexta diminuição em dois anos. Em abril houve uma nova baixa, que pode ser atribuída à redução da Selic promovida pelo Banco Central em sua última reunião realizada em 12 de abril, segundo o diretor executivo de estudos e pesquisas da ANEFAC, Miguel José Ribeiro de Oliveira.

Para Oliveira, a expectativa é que aconteçam novas reduções da Selic frente à diminuição da inflação. Esse cenário foi possível porque desde outubro de 2016 o Banco Central começou a flexibilizar sua política monetária com a Selic. “Já para os próximos meses, tendo em vista a melhora das expectativas quanto à redução da inflação bem como na melhora fiscal, deveremos ter novas reduções da taxa básica de juros, o que reduz o custo de captação dos bancos, possibilitando novas diminuições das taxas de juros nas operações de crédito”, prevê.

Mas é necessário ter cautela, segundo Oliveira, tendo em vista o cenário econômico atual que aumenta o risco de elevação dos índices de inadimplência por conta da recessão econômica em curso, bem como o desemprego elevado, pois pode haver o risco de novas elevações das taxas de juros das operações de crédito aos consumidores tanto na pessoa física quanto na jurídica.

Pessoa Física

Das seis linhas de crédito para pessoas físicas pesquisadas, todas reduziram suas taxas de juros no mês. A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,20 pontos percentuais no mês (5,58 pontos percentuais no ano) correspondente a uma redução de 2,48% no mês (3,63% em doze meses) passando a mesma de 8,07% ao mês (153,78% ao ano) em março de 2017 para 7,87% ao mês (148,20% ao ano) em abril de 2017 sendo a menor taxa de juros desde fevereiro de 2016.

Pessoa Jurídica

Das três linhas de crédito para pessoas jurídicas pesquisadas, todas reduziram suas taxas de juros no mês. A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução de 0,06 ponto percentual no mês (1,18 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 1,29% no mês (1,63% em doze meses) passando a mesma de 4,64% ao mês (72,33% ao ano) em março de 2016 para 4,58% ao mês (71,15% ao ano) em abril de 2017, sendo a menor taxa de juros desde março de 2016.

Com informações da Anefac

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar