Alunos do Colégio João Almeida estão revoltados com a Prefeitura Municipal de Itaberaba, devido a um evento realizado hoje pela manha na escola. Desde a semana passada, foi solicitado ao Secretário Zito Carneiro , que encaminhasse palco e toldo para a realização de um projeto voltado ao dia da CONSCIÊNCIA NEGRA.
Segundo professoras, o secretário de Infraestrutura negou os equipamentos alegando que teria de interromper obras para mandar funcionários para montar os equipamentos. Alunos e professores já sabiam da possibilidade chuva no final de semana
Mesmo assim, juntarem se pais, alunos e funcionários da escola e fizeram o evento no meio da rua, sem qualquer proteção. O evento teve que ser interrompido na manhã deste sábado devido a chuva.“estamos revoltados com essa situação. Pedimos esses equipamentos para garantir a realização de um evento educacional, não foi para uma festa com bebidas e música. E o Secretário negou. Se fosse uma festa para cabos eleitorais, com certeza tinha vindo” afirma revoltada uma professora da escola.
O evento reuniu um grande número de pessoas e serviu para mostrar a comunidade da RM, a importância do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA que foi celebrado em 20 de novembro. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares que foi morto em 1695.
Os alunos apresentaram em sala de aula um tema referente a data e teve a apresentação de capoeira, dança e desfile. A nossa reportagem esteve no local e ficou indignada com a falta de apoio da Prefeitura Municipal. Inclusive a mãe de um aluno ressalta “a prefeitura pouco investe em educação, as escolas sobrevivem com o dinheiro PDDE e do MAIS EDUCAÇÃO. Quando precisa do apoio para um evento dessa natureza, simplesmente a prefeitura não ajuda. Se fosse um carnaval ou forró a prefeitura dava tudo”.