A Prefeitura de Itaberaba (BA) cortou 05 árvores de espécies nativas na Praça do Rosário na última semana. O assunto foi comentado pelo ex vereador Dito Ballio (PT) no Programa Voz da Comunidade da Rosário FM.
O som de motosserra foi ouvido na Praça do Rosário, que sedia a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Muitos moradores ficaram indignados pelo fato das árvores cortadas terem mais de 25 anos de plantadas. E acreditam que as árvores não causariam qualquer transtorno para a obra de requalificação.
Vai ser pedidas justificativas da administração municipal, se a retirada foi autorizada por laudo técnico ambiental. Mesmo a gestão tendo plantadas outras mudas de árvores no local, não existe nada que justifique a retirada das existentes.
A obra da Praça do Rosário ficou paralisada por mais de um ano e os moradores já sabiam que seriam retomadas apenas ao se aproximar da eleição. A Prefeitura chegou a marcar várias datas para a conclusão da obra.“Esperamos que dessa vez a obra seja concluída, pois o recurso é do governo estadual e a prefeitura já recebeu os valores. Não entendemos o motivo da demora na conclusão” relata um morador.
O Projeto do Governo do Estado está orçado em R$ 395.360,86 e a obra foi licitada pela Prefeitura, sendo a ganhadora do certame a empresa ENGELAR CONSTRUÇÕES PROJETOS E CONSULTORIAS LTDA, a obra foi iniciada em 06/04/2013 e a previsão de finalização era em 31/12/2013.