Histórias de vida, sentimentos e experiências foram traduzidos em canções apresentadas, na noite desta sexta-feira (4), durante o 8° Festival Anual da Canção Estudantil (Face), evento que encerrou o 4° Encontro Estudantil da Rede Estadual. Quinze composições, selecionadas entre 1.054 escolas dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NREs), fizeram a alegria de quem compareceu à Arena Fonte Nova, em Salvador.
As canções, com diferentes gêneros – reggae, rock, pop, pagode, samba e axé – foram desenvolvidas pelos estudantes da rede estadual em ambiente escolar. Eles abordaram diversos temas ao longo do ano letivo, que contribuíram para o aprendizado dentro e fora da sala de aula.
Premiados
O evento, que ainda teve um show da banda Cidade Negra, coroou estudantes de mais de 300 escolas pelo empenho individual e coletivo. Três canções foram escolhidas pelos jurados. Os alunos Felipe Santos Pires, com a música ‘Desafinados’, Carlos Bruno da Câmara, com ‘Vamos Cuidar da Natureza’, e Gabriele Silva Santos, com ‘Amizade Acima de Tudo’, foram os premiados no 8° Face. Jaqueline de Jesus Santos e Roberto Clarisseau Macial Neto conquistaram o título de melhores intérpretes.
Menção Honrosa:
A aluna Jaqueline de Jesus Rodrigues aluna de 17 anos do Col. Modelo Luís Eduardo Magalhães, Itaberaba, recebeu uma MENÇÃO HONROSA na categoria Compositora e Intérprete, com a canção: “E Tirar Isso de Mim.”
Jaqueline destacou: “Desde pequena eu curto rock e minha maior influência é minha irmã que também adora esse gênero musical e juntas apreciamos rock gospel. Minha música passa a mensagem de tirar a máscara das pessoas que vivem o que elas não são para agradar a outras e que devemos ter personalidade e ser a gente mesmo. Sou uma cristã que curte rock e tenho o apoio da família, que é essencial. Estou muito feliz porque o Face é algo incrível que aconteceu na minha vida e vou levar muitas amizades”.
Grande público
Iniciado na quarta-feira (2), o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual atraiu mais de 30 mil pessoas para a Arena Fonte Nova. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, o evento refletiu ações promovidas pelo programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Nos três dias do encontro, quatro mil estudantes, da capital e do interior, ocuparam os diferentes níveis da Arena, com exposição de projetos desenvolvidos durante todo o ano nas escolas da rede estadual.