O Governo do Estado publicou na edição deste sábado (12) do Diário Oficial homologação do decreto municipal nº 206 de 18 de setembro de 2015 declarando em ‘situação de emergência‘, pelo prazo de 180 dias, as áreas comprovadamente afetadas pelas seca em Itaberaba.
No decreto, a Prefeitura alega que ” a precariedade da Prefeitura em dispor de recursos financeiros para prestar socorro às famílias prejudicadas na sua totalidade” e que “Ficam as Secretarias Municipais autorizadas a adotarem as ações e medidas urgentes necessárias para o atendimento das famílias afetadas até o retorno da normalidade”.
Alguns políticos de oposição, já declararam o estranhamento dessa dificuldade financeira da Prefeitura, em atender o homem do campo com o abastecimento de água. Pelo fato, de todo mês , ser realizado o “gabinete itinerante” com a apresentação de bandas musicais. “eles gastam um montante enorme de recursos para a realização do gabinete itinerante e não tem dinheiro para matar a sede do homem do campo” questiona os vereadores e oposição.

Com a homologação da situação de emergência, o município pode requerer ações do governo, principalmente a assinatura de convênios para o abastecimento de água. Outro ponto controverso na Prefeitura de Itaberaba, foi o valor para abastecimento através de carro pipa que foi destinado no orçamento para 2016, a gestão destinou R$ 145.000,00 enquanto a realização de festas, o valor destinado é de R$ 755.000,00 .
“A reclamação da falta de abastecimento de água na zona rural, é feita diariamente nas rádios da cidade. O homem do campo está clamando pela ajuda e o fornecimento do precioso liquido. Infelizmente o que percebemos, a prioridade de João Filho é a realização de festas” aponta Luiz ex-presidente de Associação.
Outros 100 municípios da Bahia tiveram a homologação da situação de emergência pelo Governo do Estado da Bahia: confiram a lista: