Por conta das frequentes quedas de energia em Itaberaba, a Coelba entrou na lista negra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ultrapassando a cota máxima de tempo que uma concessionária pode ficar sem fornecer o serviço ao consumidor. “a concessionária nos passou os índices de continuidade de serviços dos conjuntos Iaçu, Itaberaba e São Miguel, que atendem o município. Tem dois indicadores que acompanhamos: a duração das interrupções e a frequência que os consumidores ficaram sem energia ao longo do ano. No caso do Coelba, na duração, a empresa se encontra acima do regular, ou seja, é um fator de descumprimento”, explica o superintendente de Mediação Administrativa da Aneel, Marcos Bragatto.
A denúncia foi feita pelo vereador Ricardo Pimentel (PV) em fevereiro e chegou a resposta da ANEEL essa semana, informando que vai punir a Coelba com créditos na fatura de energia elétrica “fizemos um requerimento em fevereiro denunciando a COELBA para que a Aneel, tomasse as providências. Chegou a resposta que os consumidores de Itaberaba, terão descontos na sua conta de energia, devido as interrupções no fornecimento de energia” comemora Pimentel
Segundo o documento da Aneel a distribuidora não conseguiu cumprir os limites fixados para o DEC anual dos conjuntos Itaberaba e São Miguel em 2015. “Sempre que os limites forem ultrapassados, o consumidor receberá, a titulo de compensação, um crédito na fatura até dois meses após a apuração” afirma Bragatto.
Outro ponto que foi denunciado por Pimentel, foi com relação da demora na obtenção de ligação de novos empreendimentos no município, a Aneel obteve como resposta da Coelba que “as novas ligações exigiram reforço no sistema elétrico que atende a região. Com a conclusão das obras de reforço em março de 2016, todas as ligações foram liberadas em 02/03/2016“.
O edil finaliza afirmando que a resposta da Aneel é uma vitória para os consumidores de Itaberaba e principalmente para os empresários que querem investir em Itaberaba e gerar emprego “tínhamos vários empreendimentos parados, a exemplo da lojas Americanas e Discultura com problemas de ligação de energia e a Coelba não resolvia. Agora com a conclusão das obras esperamos agilidade nas ligações para gerar mais empregos em Itaberaba“.