Um total de 112 candidatos a vereador registraram candidatura na Justiça Eleitoral para concorrer as eleições este ano. Deste total, 80 são homens, o que corresponde a um porcentagem de 68,48%. Quer dizer que nestas eleições 32 mulheres vão disputar uma vaga na Câmara Municipal, um total de 27,91%.
Em quatro anos pouca coisa mudou. Nas eleições de 2012, quase o mesmo número de mulheres disputaram o pleito, e nenhuma conseguiu ser eleita para a Câmara de Vereadores.
Ainda conforme os dados, a maioria não tem ensino superior completo. A maioria dos candidatos apenas concluiu o segundo grau.
Conforme o TSE, dos candidatos cadastrados, o partido que lançou maior número de candidatos foi o PSDB, com 14 postulantes a uma vaga no legislativo. O segundo partido com mais candidatos é o Democratas, com 12 candidatos.
Os candidatos disputarão 15 vagas na Câmara. Considerando o total de candidatos, 112, isso significa que cada um enfrentará uma “concorrência” de 7,46 por vaga.
O coeficiente eleitoral deste ano para que cada coligação eleja um vereador, deve estar em torno de 2.200 votos. Ou seja, ao chegar a essa quantidade de votos, uma coligação tem uma vaga garantida.