Foi abordada a importância de uma atuação rápida para evitar mortes prematura nos casos de crianças e de adultos e ensinado, na prática, manobras de emergência.
Segundo estudos, Mais de 90% das mortes causadas por aspiração de corpo estranho em crianças ocorrem em indivíduos menores de 5 anos, e a maioria desses casos afeta crianças menores de 1 ano. Portanto, brinquedos, balões, pequenos objetos e comida podem causar a aspiração de corpos estranhos e ser responsável por um número significativo de mortes que poderiam ser evitadas na infância.
O engasgamento por corpos estranhos é uma condição extremamente urgente. Necessita de interferência imediata de pessoa próxima. Contudo, uma interferência inapropriada é muito perigosa devido ao risco relativamente alto de morte.
Os principais objetivos dessa da iniciativa são oferecer capacitação de assistência à saúde em casos de acidentes e instruir mães e/ou responsáveis a fazerem o reconhecimento precoce de sintomas e a prestarem os primeiros cuidados necessários para evitar agravos à saúde, pois ações simples contribuem para a preservação da vida.
O #GovernoDoTrabalho cuida de você! 💙