A Secretaria de Ação Social e Cidadania de Itaberaba realizou ontem (7) a Jornada Social com tema “Fortalecimento do SUAS na Perspectiva da Defesa e Garantia de Direitos”. O evento realizado no Centro Cultural Zumbi dos Palmares, localizado na Praça do Rosário, foi parte do Plano de Ação da secretaria referente ao ano de 2023.
A Jornada teve início com a pedagoga, bacharela em direito e pós graduada em Antropologia e Turismo e em Didática do Planejamento, Daniela Pessoa, que palestrou sobre “Inteligência Emocional no Trabalho”. Daniela falou sobre os quatro pilares da inteligência emocional: reconhecer as emoções, usar as emoções, estender as emoções e gerenciar as emoções. A palestrante apresentou também ideias sobre comunicação assertiva, facilidade de trabalhar em equipe, avanço na resolução de conflitos, melhora no engajamento, controle do estresse e da ansiedade.

A segunda apresentação foi da coordenadora da Gestão de Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Andreia Correia, sobre o tema Gestão de Pessoas. Andreia elencou alguns tópicos como trabalho em equipe, ética no trabalho, cooperação e pontualidade e concluiu com a afirmando que “uma equipe vencedora é aquela em que todos os membros têm a mesma importância.
A última palestra foi ministrada no turno da tarde pela Neuropedagoga, Especialista em Educação a Distância e coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Itaberaba, Agda Stela Lima, com o tema: Desenvolvimento Pessoal e Profissional. A fala de Agda teve como foco a qualificação de profissionais e o desenvolvimento pessoal. Um dos objetivos foi apresentar a UAB como uma possibilidade para pessoas que pretendem investir na formação integral e se capacita tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida social e pessoal.

A coordenadora de Assistência Social do município, Daniela Pereira Lima e a coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Clecia Souza Silva apresentaram para o público o plano de ação da pasta para o ano de 2023 com destaque para os seguinte focos de intervenções: Aprimorar a oferta de ações, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no município; intensificar a busca ativa como estratégia de oferta de serviços às famílias em situação de vulnerabilidade social; fortalecer a gestão do SUAS e as ações de controle social. Entre os projetos integrados que continuarão a fazer parte do plano, as coordenadoras destacaram o projeto Tempo de Repartir que distribui alimento para famílias carentes no período da semana santa; Projeto Social em Ação que oferta serviço socioassistencial para famílias em situação de vulnerabilidade social; Projeto Casamento Comunitário, que deve acontecer no segundo semestre do ano; projeto Dia das Crianças, projeto dia das mães e projeto Sopão na Mesa.



