Prefeitura de Itaberaba, por meio da Secretaria de Ação Social, realizou várias atividades comemorativas da Consciência Negra nesta quinta (18), na Estação da Cidadania. O evento, aberto ao público, iniciou no dia 16/11 e foi até o dia 18/11.
Houve palestras, workshops, apresentações culturais, e homenagens, além do tradicional desfile da beleza negra. As palestras sobre a importância do respeito à diversidade de cor e raça e o respeito a cultura africana. Também foram distribuídos folders e cartilhas de orientação sobre discriminação e racismo.
O 20 de novembro foi escolhido em 1978 para marcar o Dia da Consciência Negra no país. Foi nessa mesma data, no ano de 1695, que foi morto Zumbi, um dos líderes do Quilombo de Palmares.
O quilombo, localizado na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, foi um grande foco de resistência de pessoas negras escravizadas que fugiam de seus senhores. O local, que chegou a abrigar em torno de 30 mil pessoas, resistiu aos ataques da coroa portuguesa por cerca de um século.
Por essa razão, a partir do final da década 1970, 20 de novembro tornou-se o dia instituído para celebrar e relembrar a luta das pessoas negras contra a opressão no país. Mais tarde, alguns estados começaram a criar leis para oficializar a data e, finalmente, em 2011, uma lei federal estabeleceu o Dia Nacional da Consciência Negra. Os feriados, no entanto, são determinados por leis municipais ou estaduais.