Os alunos do campus XIII UNEB denunciaram nas redes sociais, atos de vandalismo durante a ocupação do prédio que fica no município de Itaberaba. Os ocupantes deixaram o estabelecimento de ensino na ultima terça-feira, 13/12, após quase dois meses de ocupação em protesto contra a votação da PEC-55.
De acordo com alunos, a escola foi encontrada com diversas pichações, inclusive se referindo a personagens bíblicos “Jesus é comunista” e a esposa de Zumbi dos Palmares “Dandara vive em nós” .
O que os alunos estão questionando, é se houve alguma atitude da diretoria do campus para identificar e punir, os invasores que causaram prejuízos a um bem publico “se já não bastasse o prejuízo que tivemos com a paralisação, queremos saber quem vai pagar a conta pelas pichações. Além disso, se houve a abertura de boletim de ocorrência para identificar os vândalos” disse um aluno.
“É necessário que a Polícia Civil faça uma perícia no prédio e identifique os ocupantes, para serem chamados a depor. Caso contrário a direção pode ser denunciada por prevaricação” alerta outro aluno.
Segundo os alunos, a maioria tem medo de se identificar, com medo de represálias, pois a maioria dos professores, apoiaram o movimento. No entanto, alguns chegaram a se manifestar nas rádios de Itaberaba, atribuindo a ocupação a movimentos ligados ao Partido dos Trabalhadores e afirmaram que existiu conivência da direção e do governo estadual durante a ocupação