Os jovens que fazem parte do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA da Secretaria de Ação Social de Itaberaba estão realizando diversas atividades voltadas para a preservação do meio ambiente. Foi criado o Comitê Ita sem plástico e a criação de um aplicativo para aproximar catadores e recicladores com a população
O objetivo do aplicativo é recorrer ao catador mais próximo da residência e com isso, além de separar, higienizar, descartar e destinar os resíduos secos corretos, gerar mais renda, visibilidade aos catadores e recicladores, com a cidade mais sustentável e menos poluída. Os alunos do NUCA deram o nome do aplicativo CATAITA RECICLAÊ.
Essas ações fazem parte da temática trabalhada com o Selo UNICEF, que agora discute a importância de sensibilizar a sociedade sobre os riscos e impactos das mudanças climáticas, que nos pede a adoção de atitudes responsáveis, como o plantio de árvores, descarte correto de resíduos e reutilização de materiais recicláveis.
Vale lembrar que a Prefeitura de Itaberaba já foi premiada com o Selo UNICEF e agora está indo em busca de outras certificações e, para isso, realiza constantemente várias atividades dentro do que o projeto pede.