A equipe contábil da Prefeitura de Itaberaba, esteve na Sessão de Câmara na terça feira (16/02) para participar de uma audiência pública de apresentação do resultado da Execução Orçamentária, referente ao 3º quadrimestre do exercício de 2015.
A prestação de contas é uma exigência estabelecida no capítulo IX da Lei Complementar 101/2000. O encontro acontece a cada quatro meses e tem como objetivo informar a população e dar mais transparência ao uso dos recursos públicos.
Até o 3º quadrimestre, o município arrecadou R$ 119, milhões. Duas secretarias, Saúde e Educação, foram responsáveis pela maior aplicação desses recursos.
O que chamou a atenção na verdade, foi quando o contador Rygner Lima de Souza Andrade respondendo aos questionamentos do vereador Ricardo Pimentel, afirmou que a Prefeitura arrecadou em 2015 mais que o ano de 2014.
Nesse sentido Pimentel se manifestou “o que não entendemos é que o prefeito João Filho quase parou a Prefeitura nos últimos meses do ano passado, diminuiu o atendimento nos PSF , demitiu diversos pais de família. Sob a alegação que a arrecadação municipal tinha diminuido e agora a contabilidade desmente o gestor”.
Na apresentação contábil feita pela empresa ECONTAP, foi informado que a arrecadação da Prefeitura aumentou em todas as áreas em torno de 8,15% e as despesas com relação a 2014, tiveram um acréscimo de 5,48%.
“o Prefeito publicou decretos diminuindo expediente, cortando salários de servidores. Teve gente em dezembro que recebeu a metade dos seus vencimentos. E agora a máscara do gestor caiu. A própria contabilidade afirma que entrou quase 9 milhões a mais em caixa e não houve qualquer diminuição nos repasses da saúde e educação” finaliza o vereador Pimentel.