O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Ministério Público da Bahia realizaram no último dia 08, na sede do órgão, uma ação solidária para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A programação do evento voltado para as usuárias teve palestra sobre prevenção à violência sexual com a advogada Maria Alícia, serviço de estética, atividades lúdicas e música ao vivo, desfile e escolha da rainha do Carnaval CAPS 2023, além de discoteca e espaço gourmet. Outra atração foi a CAPS Boutique onde os alunos compravam roupas e acessórios com moedas fictícias.
A iniciativa contou com o apoio da prefeitura de Itaberaba através da Secretaria Municipal de Saúde, da Segunda Promotoria de Justiça de Itaberaba, do Lions Club e da Unopar. O prefeito Ricardo Mascarenhas e a Secretária de Governo Maria José, o secretário de saúde, João Rodrigues, a promotora de justiça Marisa Jansen e mulheres do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia marcaram presença no evento para prestigiar o dia, que é considerado um marco para celebração da luta pelos direitos das mulheres e para fortalecimento do feminismo. A ação do CAPS é também uma forma de atrair a atenção da sociedade para a importância do cuidado com a saúde mental e emocional das mulheres e é mais uma forma de elevar a autoestima das mulheres.

O secretário João Rodrigues enalteceu a organização do evento e parabenizou a equipe pelo resultado produzido. Já o coordenador e fisioterapeuta do CAPS, Harles Silva afirmou que um dos desafios é fazer com que as mulheres assistidas se sintam parte da sociedade e possam acessar os espaços tendo consciência dos seus direitos.
Para a psicopedagoga Denize Mary o CAPS é uma escola para todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde mental das pessoa que precisam: “Nós estamos envolvidos nesta missão porque acreditamos que o trabalho feito com cooperação e dedicação pode produzir bons frutos tanto para os alunos e alunas quanto para nós profissionais”.

Em Itaberaba o ambulatório psicossocial, o CAPS e os postos de saúde oferecem ajuda a quem precisa. O CAPS também acolhe pessoas que apresentam transtornos mentais, estimulando a integração social e familiar. O tratamento é realizado por uma equipe multiprofissional de forma gratuita e faz parte da rede de atenção psicossocial do sistema único de saúde destinado a todos.


