O umbuzeiro, árvore da caatinga que deu de beber a Antônio Conselheiro, agora dá cerveja e chega à primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR)simultaneamente com a 29ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro 2016), no Parque de Exposições de
Salvador, mostrando uma grande novidade para o público se deliciar – a Cervejaria Artesanal de Umbu.
No espaço, os visitantes têm a oportunidade de adquirir, degustar, além de conhecer o processo de produção artesanal da Saison Umbu, da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, no semiárido baiano.
O responsável por um dos maiores destaques é o jovem cervejeiro da comunidade tradicional Serra da Besta, em Uauá, Emanuel Messias Almeida. Segundo ele, a primeira vez que a cerveja foi fabricada, a cooperativa forneceu somente a polpa. “Não nos contentamos em apenas fornecer a matéria prima, queríamos mais e buscamos alternativas”. O produtor se capacitou participando de cursos sobre o tema.
“Aprendi sobre a cerveja artesanal e o processo de fabricação. Saí de Uauá com a missão de desenvolver a receita de umbu, com estilo saison, e voltei com a missão cumprida. Hoje a cerveja tem matéria prima e essência baiana”, enfatiza Almeida.