Diversas pessoas que pretendem se inscrever no concurso da Prefeitura Municipal de Itaberaba, resolveram se unir para cobrar dos órgãos fiscalizadores: Ministério Público, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados e Tribunal de Contas dos Municípios, para que obrigue a gestão municipal, a aumentar o número de vagas disponibilizadas no edital do concurso.
Segundo eles, o número de contratados na prefeitura é bem maior que o número de vagas disponibilizadas no edital “o edital só disponibilizou 103 vagas e olhando o site do TCM, encontramos mais de mil contratados. Ou seja, esse concurso está servindo para justificar aos órgão fiscalizadores as contratações. O prefeito já foi multado várias vezes e quer dar o tom de legalidade. ” afirma Renival França um dos organizadores da mobilização.
Os concurseiros pretendem se manifestar na Câmara Municipal e conseguir o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos para entrar com medidas para aumentar o número de vagas no concurso público. Além disso, esse mesmo grupo pretende organizar uma comissão para acompanhar a idoneidade da empresa na condução do certame.