Mais de 120 residências que deveriam ser construídas para pessoas de baixa renda e que moram em áreas de risco estão abandonadas no Bairro Irmã Dulce, em Itaberaba (BA). As obras – orçadas em R$ 9,0 milhões – começaram em 2009 com previsão de entrega de três anos.
Os recursos foram liberados pelo Governo Federal através do convênio nº 658678 diretamente a Prefeitura de Itaberaba e até hoje, não existe qualquer justificativa para a paralisação das obras.
A equipe de reportagem do PORTAL visitou o local e o que viu, foi total abandono, paredes rachadas e madeiramento de telhado deteriorado. Percebe-se nitidamente, que o dinheiro público empregado na obra, esvai-se pelo ralo do descaso e da corrupção.
Segundo moradores, a construção está abandonada faz mais de cinco anos. Teve um período que um grupo de pessoas, que ficaram revoltadas com a demora na conclusão da obra, ocuparam as casas e só saíram, depois que o gestor prometeu concluir. Só ficou na promessa. “ O prefeito João Filho tem esse costume, de dois em dois anos, ele aparece e diz que vai calçar as ruas e terminar as casas e nada faz” disse um morador.
A obra iniciou no ano de 2009 e a previsão da entrega era 2012. “o que estamos vendo aqui é total descaso, vândalos já arrancaram portas, roubaram telhas e danificaram a estrutura. Esperamos que o prefeito, termine a obra” disse outro morador.
Segundo informações, o caso já foi levado ao conhecimento do Ministério Público Federal, através dos vereadores de oposição. Aguardando uma auditoria do TCU para saber os motivos da paralisação da obra.