Debaixo de protestos de alguns manifestantes, os vereadores de Itaberaba aprovaram hoje o aumento dos salários que vai valer a partir de 1º de janeiro de 2017. Com isso, o vencimento de um vereador da cidade saltará de R$ 8.016,09 para R$ 10.100,00. O aumento foi aprovado com 11 votos favoráveis e apenas três contrários.

Os vereadores que votaram contrário ao aumento foram: Carlos Tananjura (PSC), Ricardo Pimentel (PV) e Roberto Almeida (PT). Estava ausente da sessão o vereador Samuca (PP).
O projeto chegou as escondidas no plenário e os vereadores de oposição não tinha conhecimento que seria votado hoje. “cheguei hoje a noite na sessão e muitas pessoas me pararam na porta da Câmara e me perguntaram se seria votado o aumento na sessão de hoje. Disse para essas pessoas que não, pois não tinha conhecimento e nem estava na pauta da sessão. Cabe agora a população dar o seu parecer” disse o vereador Ricardo Pimentel.

Existe uma recomendação do Ministério Público, para que o projeto não fosse votado. O s vereadores desrespeitaram o MP-BA e todas as entidades que se manifestaram contrário, dentre elas a OAB e a LOJA MAÇÔNICA. “um absurdo o que está acontecendo está noite. Trouxeram o projeto as escondidas e colocaram de última hora para a população não participar” criticou um estudante.
O novo salário corresponde ao teto constitucional de 40% do vencimento de um deputado estadual. Existe o questionamento do Ministério Público, sobre a legalidade de votar o aumento após as eleições e legislar em causa própria. “Pode ter certeza que a sociedade e o MP não vai aceitar esse aumento, vamos entrar na justiça” alerta Ivanilson que acompanhou a votação.