No último domingo (31/07), no Espaço do antigo Ney Braga foi realizada a convenção da chapa de oposição, que vai disputar o pleito eleitoral de outubro. Uma grande multidão tomou conta do espaço, segundo estimativas, mais de cinco mil pessoas participaram do lançamento da chapa Leonardo (PSDB) para Prefeito e Ricardo Pimentel (PV) para vice. O grupo político conta com o apoio de 11 partidos: PSDB, PMB, PPS, PR, PV, PSC, PROS, DEM, PEN, SD. Na convenção foram confirmados os nomes dos pré-candidatos a prefeito e a vice-prefeito e de sessenta nomes para disputar uma cadeira no legislativo. A decisão dos partidos de oposição em marcharem unidos nestas eleições se traduz no maior fato político dos últimos anos em Itaberaba.
O deputado estadual Pablo Barrozo (DEM) esteve presente na convenção e trouxe uma mensagem do prefeito de Salvador ACM NETO “O prefeito ACM NETO mandou avisar que vai estar presente na campanha de Leonardo e Ricardo Pimentel e vai dar todo apoio. Nós apostamos na honestidade e experiência desses dois jovens“.
Outro que compareceu foi o deputado federal João Gualberto (PSDB), que declarou apoio a chapa e colocou-se a disposição para ajudar “vamos colocar o nosso mandato a disposição de Leonardo e Ricardo. Vamos lutar para reabrir a Santa Casa e dar continuidade as obras do IF BAHIANO, vamos estar com o ministro da educação essa semana. Acredito nos projetos dos nossos candidatos e vamos lutar para trazer indústrias para Itaberaba, gerando emprego e renda para a comunidade“.
O vereador Ricardo Pimentel, pré-candidato a vice-prefeito pelo PV, ressaltou que a convenção de domingo foi um momento de celebrar a união de todos na busca por um caminho de desenvolvimento para Itaberaba.”Esse projeto que estamos construindo tem condições de fazer uma renovação política em Itaberaba. Vamos tirar a nossa cidade das mãos daquele grupo que se beneficia financeiramente do poder e que tira dinheiro da educação e saúde para construir grandes condomínios e casas palacianas. Temos de um lado um grupo ficha limpa e do outro um grupo que responde cinquenta processos de corrupção e está sendo investigado por desviar R$ 57 milhões da educação e R$ 1 milhão por mês da saúde” .
O pré candidato a prefeito Leonardo, frisou a importância que foi conduzir o processo de união das oposições e que a forma como ela foi conquistada gera confiança e respeito entre os partidos. “Não foi à toa que todos estes 11 partidos se uniram em torno da candidatura de dois jovens. Jovens que possuem trabalho comprovado e que estão sempre em busca do melhor para Itaberaba. Por isso, no domingo celebramos a democracia e a união por uma Itaberaba Livre. Estou preparado para debater os problemas e mostrar as suas soluções”.
O público superou todas as expectativas mais otimistas e contou com a presença de Ivan do Mercadinho e o seu cunhado, o empresário Zé Grande que reside em Feira de Santana. Os dois declararam apoio a chapa de Leonardo e Pimentel.