Os saberes e sabores da agricultura familiar foram compartilhados por três dos melhores chefs de cozinha da Bahia entre os dias 25 e 27 de março em mais uma edição da Cozinha Show que aconteceu durante a 4ª Expoparaguaçu e Feira da Agricultura Familiar 2022 em Itaberaba, portal da Chapada Diamantina. A organização do evento trouxe para a edição deste ano os mestres Solange Borges, Caco Marinho e Uerisleda Moreira que apresentadas ao público Receitas preparadas com ingredientes da agricultura familiar de Itaberaba e região.
A Cozinha Show aproveita os ingredientes que são produzidos no local pela agricultura familiar. O intuito é trabalhar com uma base de produção sustentável que traz benefícios à saúde, já que são mais livres de produtos químicos, e ao mesmo tempo movimentar a economia da região. A sustentabilidade passa pelos eixos econômico, social e ambiental. Portanto, no âmbito do social podemos olhar para esses ingredientes e pensar na ancestralidade da própria cidade de Itaberaba como se ela estivesse sendo posta na mesa. Essa é uma maneira criativa e autêntica de valorizar a nossa própria cultura.
Solange Borges, agricultora, chef de cozinha com especialidade em culinária de terreiro, fala da experiência que foi a Cozinha Show, “Eu estou achando tudo fantástico porque é um evento que traz agricultores da região. Pude conhecer a diversidade da palma, do licuri, o abacaxi que inclusive colocamos na nossa receita. Solange apresentou ao público uma receita típica daqui de Itaberaba, uma tilápia na folha de bananeira.

“É Tudo bem simples como eu sempre faço, como a agricultura familiar faz, como o povo faz, vai ali na roça pega uma coisinha e prepara o alimento. Fiz uma vinagrete com o abacaxi de Itaberaba, com o queijo de cabra que também é daqui da região, achei ótimo”, disse Solange. “Para finalizar, fiz uma farofa de dendê de pilão que é utilizada na Agrovila Pião Manso, da culinária de terreiro como o Coopirecê”.
Solange contou que atua na agricultura familiar desde 2014 e que o gargalo desse setor, pelo menos na sua comunidade, é o escoamento da produção, mas se diz animada com a Casa Show, a 4ª Expoparaguaçu e Feira de Agricultura Familiar porque, segundo ela, é uma oportunidade de mostrar o produto para outras pessoas conhecerem e adquirirem.
“Escoar a nossa produção é o que a gente mais precisa. Se você planta um coentro e colhe, esse coentro vai crescer e não tem como estocar, tem que colocar ele no mercado, senão perde, porque é comida viva, comida de verdade”, pontuou Solange Borges.
O chef Caco Marinho diz que o chefe de cozinha é um elo entre o produtor e o consumidor que tem o compromisso de ser embaixador dos ingredientes dos produtores. Para ele, a Cozinha Show foi uma oportunidade de olhar nos olhos das pessoas e poder compartilhar e aprender também. Caco não deu apenas uma aula de receita, mas proporcionou um momento de conversa sobre segurança alimentar e soberania alimentar. O cozinheiro chefe, explicou a importância de trilhar o caminho da biodiversidade, da agricultura familiar, da agrofloresta, do quintal produtivo e da sustentabilidade como forma de fazer frente ao latifúndio, à monocultura, às grandes corporações que não distribui renda, que avançam sobre comunidades tradicionais e sobre biomas.

“Hoje eu fiz dois preparos da cultura nordestina, um baião de dois que na verdade não é de origem Baiana, mas é Nordestina, e mistura o arroz com feijão, a carne de fumeiro de Maragogipe e o queijo coalho daqui de Itaberaba. A outra versão foi um tropeiro com um flocão de milho da Coopirecê, que é uma flocão não transgênico, de excelente qualidade. Tendo como base a carne de fumeiro e o feijão verde”, disse Caco Marinho.
A professora de gastronomia da Universidade Federal da Bahia, Uerisleda Moreira, foi uma das que brilhou na Cozinha Show e surpreendeu ao público trazendo receitas feitas com o nosso abacaxi. A professora apresentou um bolo salgado com carne de sol de Itaberaba, adicionou o queijo coalho, também feito na terra, e finalizou com o abacaxi grelhado. “Estou apaixonada pela grandeza da 4ª Expoparaguaçu e pela cidade de Itaberaba. Não esperava tanto, estou surpreendida e amando conhecer o evento e a cidade”, relatou a professora.
“Ontem na Feira a primeira coisa que eu li quando eu cheguei na entrada foi ‘terra do abacaxi’, e como eu já sabia que aqui se produz o melhor abacaxi do Brasil, eu planejei duas receitas, uma doce e outra salgada, com abacaxi para que a gente pudesse pensar na utilização desse ingrediente produzido pela Agricultura Familiar aqui do município”.
Para os itaberabenses é muito comum as receitas doces do abacaxi, o suco, além do abacaxi grelhado e outros pratos que são tradicionais na sobremesa dos itaberabenses. Mas a ideia de trazer para a Cozinha Show o abacaxi numa preparação salgada foi uma novidade que agradou a quem assistiu ao evento.

“É só esquentar o azeite na frigideira, colocar o abacaxi, adicionar um pouquinho de sal, e pode temperar com o que quiser, alho e cebola desidratada. Esse abacaxi salgado a gente serve junto com o bolo salgado que dá um contraste porque o abacaxi daqui é muito doce”, explicou.
Outra receita feita por Uerisleda Moreira foi um bolo de mel utilizando produtos da agricultura familiar local. Além do mel, a mestra utilizou também o café, produzido na região. “A gente andou pela feira ontem e cantamos muitos desses produtos que podem ser incluídos nas nossas refeições”, contou.
A Cozinha Show foi um espaço de troca entre os chefs de cozinha e a comunidade que também surpreendeu levando o conhecimento para os profissionais da cozinha e para todos que assistiram.
“Quando eu fiz o bolo e descobri que a geleia que eu ia utilizar foi produzida pelos jovens que estavam assistindo a aula, eu abri mão de fazer o bolo, e aí os jovens vieram para frente e fizeram o bolo comigo. Aquilo que seria uma aula show se tornou um momento de partilha”, contou empolgada a professora.
A Cozinha Show deste ano apresentou receitas que podem facilmente serem preparadas em casa para gerar renda e fomentar a circulação dos produtos da própria cidade. “Itaberaba tem produtos maravilhosos. Tivemos a oportunidade de experimentar uma geleia de abacaxi por um grupo de jovens que estavam aqui na Cozinha Show e eu achei incrível a troca. As receitas que fizemos aqui, as pessoas podem fazer em casa para consumirem e para vender também”, concluiu Uerisleda Moreira
A Expoparaguaçu é realizada pela Prefeitura Municipal de Itaberaba por meio Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri) e pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) Secretaria de Desenvolvimento Econômico e com apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Fundação Luís Eduardo Magalhães e do Projeto Bahia Produtiva.