Uma criança indígena foi encontrada com os pés amarrados em uma estrutura de ferro, na manhã de terça-feira (24), na praça da Bíblia, centro de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. O garoto faz parte da tribo indígena Machalis, em Itanhém.
Segundo informações da 8ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), a criança foi encontrada por moradores da região, que acionaram a corporação. A polícia chamou a assistência social e o Conselho Tutelar para acompanhar o caso e cuidar da criança enquanto os pais eram localizados.
De acordo com informações do Conselho Tutelar, além da criança havia cerca de 40 índios no local, que estavam bêbados e pediam esmola. Após denúncias, a mãe do menino foi encontrada alcoolizada em um campo de futebol, bem distante do local onde a criança foi deixada. Os órgãos municipais tentaram se comunicar com a mãe, mas não foi possível entender o idioma que ela falava, além do seu estado de embriaguez.
Um ônibus da prefeitura levou a mãe, o garoto e os outros índios de volta a aldeia, em Itanhém. O caso foi registrado na polícia e será denunciado ao MP-BA (Ministério Público da Bahia).