O debate realizado pela TV BAHIA na terça-feira (27) demonstrou o despreparo e falta de propostas dos candidatos João Roma (PL) e do candidato petista Jerônimo, que estavam alinhados para evitar fazer perguntas ao candidato do União Brasil, ex-prefeito de Salvados, Acm Neto.
Os expectadores acharam que teriam a oportunidade de ouvir de Roma e Jerônimo suas propostas para resolver questões cruciais na Bahia a exemplo: do alto índice de violência, desemprego, pior educação do Brasil, fila de regulação e etc. Mas o que se viu foi a preocupação de saber qual a verdadeira cor da pele de Acm Neto.
A população da Bahia estava interessada em saber quem tem condições de resolver os problemas do Estado de tirá-lo do mapa da fome do Brasil e não sobre declaração de cor de pele, que já é feita pelo candidato Acm Neto desde 2006 a Justiça Eleitoral e nunca foi questionado.
Outros políticos se auto declararam pardos à justiça eleitoral, a exemplo de Ruy Costa (PT), o presidente da Câmara de Salvador – Geraldo Junior que disputa a vice de Jerônimo dentre outros.