Funcionários terceirizados que prestam serviços nas escolas estaduais de Itaberaba, foram demitidos pelo governador Ruy Costa (PT), em pleno andamento do ano letivo. O que causou revolta aos pais e alunos da rede.
Com a falta desses profissionais as escolas suspenderam as aulas por não ter quem executem os serviços de limpeza e manutenção.“É um absurdo o governo demitir os terceirizados em pleno período letivo. Teve tanto tempo para fazer as mudanças e fazem agora para prejudicar os alunos” afirma José Francisco que tem um filho estudando no Colégio Modelo.
Além das demissões, os terceirizados já vinham reclamando de constates atrasos de salários e o não recolhimento do FGTS. Por conta dos problemas, a categoria já tinha realizado diversas paralisações nos últimos meses, principalmente na Capital.
Uma funcionária terceirizada reclama do governo do Estado e das empresas: “Eles se dizem partido dos trabalhadores, mas na verdade querem ferrar os trabalhadores. Sempre ocorria atrasos nos nossos salários e os direitos trabalhistas não são respeitados . A educação na Bahia vai de mau a pior!“.
Mesmo com os novos contratos sendo regidos pela Lei Anticalote, que daria uma maior segurança nas relações contratuais e, também, no pagamento aos funcionários terceirizados. O que se vê é a continuidade dos atrasos nos pagamentos dos terceirizados, que acontecem desde a gestão do ex-governador Jaques Wagner (PT).
“Os nossos filhos estão sem aulas, devido a irresponsabilidade do Governo do Estado, queremos uma solução urgente. Cadê as autoridades de Itaberaba” finaliza Maria Silva mãe de aluna.
A gente que tirar o PT do governo, não vêem o que eles fazem com os trabalhadores? Eles estão usando idéias muito violentas Karl Marx pra ferrar nosso país. O povo tem que acordar pra isso, e reconhecer que precisam de alguém que ajude o pobre trabalhador e puna o opressor. Vamos estudar pra entender, e 2018 votar Jair Bolsonaro!