Será no próximo sábado (30) o dia D da Vacinação contra a gripe e o sarampo. A campanha vai ser realizada na zona urbana das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde, e nos povoados Vila São Vicente, Santa Quitéria, Guaribas, e Vazante das 8h às 13h.
Para ser vacinado é necessário apresentar documento com foto, cartão SUS e cartão de vacina. Quem foi vacinado contra a COVID-19, deve aguardar um intervalo de 15 dias para se vacinar contra a gripe.
Confira a lista de quem deve se vacinar:
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Trabalhador da Saúde, públicos e privados
- Gestantes e Puérperas
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e
- Trabalhadores Portuários
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de
- liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda e altamente contagiosa. Assim, quando uma pessoa é contaminada, o vírus se espalha com muita rapidez. O grupo de maior risco de contágio é o das crianças abaixo de 4 anos. A doença pode deixar sequelas para toda a vida ou levar a óbito.
A gripe ataca os pulmões, nariz e garganta. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa estão entre os que correm maior risco de contrair a doença. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.
A imunização é o método mais seguro de prevenção de doenças, por isso a Secretaria Municipal da Saúde orienta a toda a população que se engaje na campanha de vacinação.