Hoje, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) realiza a cerimônia de diplomação dos 16 políticos eleitos em Itaberaba nas eleições municipais de 2016.
O evento está marcado para as 09h, no auditório do fórum Helio Lanza, localizado no Bairro Vermelho. Segundo funcionários, a diplomação é o evento mais importante da Justiça Eleitoral após o dia do pleito.

“O processo começa logo após a totalização dos votos, quando é feito o levantamento dos eleitos que tiveram seus registros de candidatura deferidos e suas contas aprovadas. Por se tratar de Eleição Municipal, os eleitos serão diplomados pelo juiz da 42ª Zona Eleitoral, responsável pela totalização dos votos. No diploma deverá constar o número de votos nominais, número de votos válidos e nome do partido e/ou coligação”, disse.
Dentre os 16 diplomados estão o prefeito eleito da cidade, Ricardo Mascarenhas (PSB), a vice-prefeita, Maria José (PHS), além de 15 vereadores e suplentes. Entre eles estarão José Antonio (PP), Dr. Murilo (SD), Fel de Cacai (PTB), Luciano Santana (PTB), Paraná (PP), Valter Sena (PP), Bodinho Neto (PT do B), Samuca (PP), Peba (PSD), Amaury (PSDB), Jadiel (DEM), Carlos Tanajura (PSC), Luciano Santana (PT do B), Niltinho (PRB) e Gerson Almeida (PT do B).
A diplomação é considerada pela Justiça como a última etapa do período eleitoral, que começa nas convenções partidárias, passando pelo registro de candidaturas e culminando no dia da votação. Segundo o TRE, trata-se de um ato formal e que cabe à Justiça Eleitoral. Esta, por sua vez, torna apto para a posse os eleitos para os cargos aos quais se candidatou, conforme o artigo 2015 do Código Eleitoral.