O novo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itaberaba, o radiologista Adailton Alves, foi eleito no último dia 23/03. Após disputar com o atual provedor Salvador Roger de Souza que tentaria a sua reeleição. A Assembléia aconteceu no patio do Hospital Regional, na noite da quarta-feira, com a presença maciça da irmandade. Que demonstrou insatisfação com a atual provedoria.
Na verdade, Salvador Roger não conseguiu formar a sua chapa, por haver ilegalidade na inscrição de alguns membros. De forma democrática, os irmãos resolveram colocar em votação sobre a participação ou não da chapa do atual provedor. Quando foi derrotado por sessenta e quatro votos contrário a participação e seis votos favoráveis. A derrota esmagadora de Salvador Roger, foi o reflexo de uma administração equivocada, que resultou no novo fechamento do Hospital Regional.
Muitos da irmandade passaram a desconfiar, que o ex-provedor tinha se aliado ao prefeito João Filho (PP). E a sua entrevista na Rosário FM deixou transparecer essa situação. “Não estávamos mais entendendo o posicionamento de Salvador Roger, ele denunciou em 2009 o fechamento da Santa Casa e culpou o atual prefeito. No ano passado participou de reuniões na Secretaria Estadual de Saúde e ouviu da boca do Dr. Rodrigues, que o prefeito tinha pedido a retirada dos recursos da Santa Casa e agora veio com esse discurso que o prefeito tinha que resolver sobre a instalação das dez UTI. Se ele próprio sabia, que desde maio essas UTIs era para instalar no Regional” disse um membro da irmandade.
No dia da eleição, figurinhas carimbadas da Santa Casa e aliados do Prefeito João Filho (PP), tentaram a todo custo reverter a situação e participaram da chapa derrotada. O vereador Gerson Almeida (PT do B) e o ex vereador Zito Santana apoiaram a pretensa chapa de Salvador Roger e amargaram uma derrota humilhante.
A partir da sua posse e com um mandato de dois anos, Adailton (Dai) tem a missão de reabrir o hospital mais importantes da Chapada Diamantina. Para isso, ele prevê novos diálogos com o Governo do Estado e a procura pelas autoridades politicas para dar apoio a entidade.
“A Santa Casa passou de principal hospital da Chapada para um prédio vazio. É preciso a conscientização das autoridades que estamos diante de um grande hospital, com uma das melhores estruturas física na região”, afirmou Adailton.
A chapa vitoriosa está composta pelo vice-provedor: Bizai; primeiro-tesoureiro: Gilmar, segundo-tesoureiro: Eric Oliveira. No final, da eleição, o provedor Adailton se manifestou: