Centenas de fiéis católicos estiveram na quarta-feira (01/02) no entrocamento de Boa Vista do Tupim, para acompanhar a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. A recepção da imagem de Nossa Senhora Aparecida contou com a
imagem conduzida pelos vaqueiros
presença do prefeito Helder Lopes Campos (PSDB), da primeira dama Maria do Socorro, do presidente da Câmara Sávio Bulcão e da autoridade eclesiástica o Bispo Dom André Wite (Diocese de Ruy Barbosa).
Trajeto da Santa
Durante todo o percurso até a chegada na Igreja Matriz, a emoção tomou conta dos fiéis que entoaram cânticos, hinos e orações através do carro de som. A caravana que acompanhou a imagem tinha centenas de veículos, no percurso ocorreram algumas paradas, na Fazenda Santa
Dom André (ao centro) apresenta os padres Mario de Carli e Joeval Rios
Emília, depois no Café e na ponte sobre o Rio Tupim, onde se encontrou com pescadores. Houve mais uma parada na Fazenda de Dega (antiga Fazenda Raposa) vizinho à cidade, onde a imagem seguiu levada pelos vaqueiros.
Na praça, fiéis se aglomeraram para acompanhar a missa em homenagem a santa padroeira do Brasil. A celebração foi conduzida pelo frei Carlos da paróquia de Itaberaba. Na oportunidade, o Bispo Dom André apresentou o novo pároco Padre Joeval Oliveira Rios que vai conduzir os trabalhos em Boa Vista do Tupim e o novo pároco para Nova Redenção e Ibiquera, Padre Mario de Carli.
Prefeito Dinho e presidente da Câmara Sávio Bulcão
Calendário
A Santa Padroeira vai percorrer boa parte do território tupinense, no dia 02/02 permanecerá na Matriz, para as celebrações e bênçãos dos fiéis. Em seguida se dará a peregrinação com Nossa Senhora Aparecida, pelos distritos e povoados, nos dias 3 e 4, passando pela Beira Rio, Povoado do Baixio, Bandeira, Lagoa do Boi, Crispim e Vale do Paraguaçu. No dia 5 as bençãos se darão no Distrito de Terra Boa e assentamentos Canabrava, Pé do Morro e Aliança; Dia 6, comunidades de Barra Verde, Cambui, Gameleira, Jordão e Polinesia; dia 7, Limoeira Mata do Óleo, Grotão, Malhada Grande; dia 8, Macambira, San Clara e Malhador; dia 9, nas localidades de N.S. das Graças e Carmelito; dia 10, no Santo Antônio e no Climério. No dia 11, a imagem volta a Matriz, para acontecer as celebrações com os idosos pela manhã e a noite para a juventude; no dia 12 ocorrerá a despedida da imagem peregrina que seguirá para a cidade de Tapiramutá.