Vereador Ricardo Pimentel está no seu quarto mandato consecutivo, nasceu em 05 de junho de 1974 em Itaberaba. Com 15 anos, começou a trabalhar na Assembleia Legislativa da Bahia, sendo assessor do deputado estadual Horácio Matos, foi assessor da Comissão de Minas e Energia da AL-BA, assessor da primeira secretaria da AL-BA. Exerceu a presidência da Câmara de Itaberaba nos anos de 2011-2012. No decorrer dos seus quatro mandatos, foi escolhido o vereador mais atuante por diversas vezes. Casado com Elba Azevedo tem um filho Paulo Ricardo.
Na entrevista o vereador ressalta o trabalho que vem realizando na fiscalização do município e os projetos para o futuro político. Acompanhe…

Portal Itaberaba Noticias: o senhor começou a trabalha desde cedo, como foi a sua ida para a Assembléia Legislativa?
Ricardo Pimentel: Na época fui para Salvador estudar, como minha família não tinha condições de me manter na capital. Fui procurar emprego. Então, fui convidado pelo saudoso deputado Horácio Matos para trabalhar com ele.
Portal Itaberaba Noticias: Diga-me como foi esse trabalho na Assembléia e percebemos que você ocupou vários cargos?
Ricardo Pimentel: Comecei com quinze anos no gabinete como office boy, quando completei dezoito, o deputado me convidou para assessorá-lo, depois fui nomeado para a Comissão de Minas e Energia aonde tive a oportunidade de organizar eventos importantes. Quando o deputado assumiu a primeira secretaria voltei a assessorá-lo.
Portal Itaberaba Noticias: E qual foi a experiência que você adquiriu nesse período?
Ricardo Pimentel: Foi nos anos 90 que comecei a trabalhar e tive contato com figuras importantes da política da Bahia. Naquela época assessorava quase trinta prefeitos, sendo a maioria da Chapada. Os quais tenho amizade até hoje. A minha maior experiência foi ter transito livre para conseguir recursos e obras para as prefeituras que o deputado representava.
Portal Itaberaba Noticias: E nesses quatro mandatos de vereador, o que o senhor tem a falar?
Ricardo Pimentel: Tomei posse à primeira vez em 2000 e foi na época que o carlismo administrava a Bahia. Jadiel era aliado de Paulo Souto e apoiei o governo dele. Inclusive fui líder do Prefeito. Conseguimos através de Souto e Acm Neto obras importantes, a exemplo da fábrica de calçados que gera muitos empregos na cidade. Diversas localidades da zona rural foram beneficiadas com eletrificação. Foram muitas obras na época. Infelizmente está se passando dezesseis anos de PT e não instalou nenhuma fábrica em Itaberaba. O que faz Itaberaba crescer é o abacaxi e o comércio.

Portal Itaberaba Noticias: E qual a sua relação com o prefeito de Salvador ACM NETO?
Ricardo Pimentel: Desde quando comecei a trabalhar na Assembléia tenho contato com ACM NETO, conheço há mais de vinte anos. Ele trabalhava no gabinete de Tinôco na Secretaria de Educação e mantinha uma relação de amizade. Quando Neto saiu candidato a deputado a primeira vez, apoiei. Ele sempre quando me ver, fala “Pimentel você é amigo do primeiro momento e nunca me abandonou” por ter me mantido fiel, mesmo com a perda da política estadual na Bahia. Muitos em Itaberaba abandonaram o seu grupo, e preferiu os empregos oferecidos pelo PT.
Portal Itaberaba Noticias: Queria que o senhor falasse agora sobre essa operação da PF em Itaberaba e as investigações?
Ricardo Pimentel: A operação da PF foi em decorrência de uma denuncia que fiz em 2014. Fiquei três meses analisando as contas da Prefeitura na Câmara Municipal e verifiquei diversas irregularidades. Dentre elas, veículos fantasmas, placas de motos usadas como caçamba, fraudes em processos licitatórios e acabou a PF chegando ao valor do desvio de R$ 57 milhões.

Portal Itaberaba Noticias: Quais os próximos passos da operação da PF?
Ricardo Pimentel: Soube que foram apreendidos grande número de material: documentos, computadores, celulares e naturalmente a PF vai analisar todo esse material para colher provas. É assim que funciona! Quando assistimos as noticias da Lava Jato, geralmente depois da apreensão dos documentos e a confirmação do crime, vem à prisão dos investigados. A Policia Federal é o órgão investigativo mais respeitado do País, é uma falta de respeito do prefeito afirmar que foi perseguição política. A PF está investigando Lula, Dilma, Aécio, ministros, senadores e eles respeitam as investigações.
Portal Itaberaba Noticias: Quais os seus planos políticos para o futuro?
Ricardo Pimentel: Sou pré candidato a prefeito, devido aos longos anos de conhecimento técnico e principalmente de saber que posso ajudar Itaberaba com a experiência que adquiri no combate a corrupção. Ninguém é perfeito na política, mas tenho tentado pautar o meu trabalho na ética e responsabilidade. Durante esses mandatos de vereador, consegui me especializar em fiscalização, orçamento público, controle da administração. Já fiz vinte e dois cursos em órgãos como o Interlegis, TCU, CGU e outros.

Portal Itaberaba Noticias: O senhor se sente preparado para o desafio de ser prefeito?
Ricardo Pimentel: Sinto-me totalmente preparado. Além disso, já fui gestor da Câmara Municipal. Fizemos uma transformação no Legislativo, valorizamos o servidor público do Legislativo, fizemos um concurso público. Mesmo com poucos recursos, construímos o prédio anexo. Equipamos todo o legislativo com móveis, computadores e impressoras. E proporcionamos a profissionalização de servidores e vereadores com o custeio de cursos e seminários. Quando sai da Presidência recebi uma carta dos servidores me agradecendo por ter cumprido todos os compromissos assumidos com eles no inicio da gestão.

Portal Itaberaba Noticias: Existe a possibilidade do senhor ser candidato a vereador novamente?
Ricardo Pimentel: Vou deixar o Legislativo esse ano, sabendo que cumpri com o meu dever de fiscalizador. Quatro mandatos é muito tempo, é preciso uma renovação no Legislativo e espero que a Câmara que seja eleita em outubro cumpra o seu papel. Infelizmente, o papel do vereador é distorcido pela própria população, é preciso fazer um trabalho de conscientização para cobrar dos vereadores.
Portal Itaberaba Noticias: Para finalizar, queremos parabeniza-lo pelo seu aniversário e que seja vitorioso na sua empreitada.
Ricardo Pimentel: Agradeço a lembrança, hoje é o meu aniversário, um momento de reflexão de cada ano que ficamos mais velhos. E tenho certeza que a população está vendo tudo que está acontecendo e vai escolher o melhor para Itaberaba. Independente do resultado vou continuar exercendo o meu papel como cidadão e continuar fiscalizando e talvez com maior liberdade. Fui muito perseguido nesses últimos anos por divergir da gestão atual, criaram situações para me incriminar, mas a minha vida está nas mãos de Deus e fui inocentado das acusações.