A Embasa, iniciou o processo licitatório para dar continuidade a construção do sistema de esgotamento sanitário (SES) no município de Itaberaba. O aviso de licitação foi publicado na edição de 16/05 no Diário Oficial do Estado e a obra vai beneficiar, toda a sede municipal. O investimento previsto para a construção do sistema é da ordem de R$ 60 milhões. Mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas com o tratamento adequado dos efluentes.
As propostas das empresas foram apresentadas no dia 20/05 na sede da EMBASA no Centro Administrativo. A empresa vencedora do certame será fiscalizada pela Embasa, que vai celebrar o contrato para a execução dos serviços. A previsão é que as obras para a implantação da rede de esgoto nas ruas da cidade comecem até o final do ano.
Em 2012 a empresa STEMAC ganhou uma licitação de aproximadamente R$ 50 milhões, para executar as obras de esgotamento sanitário e misteriosamente abandonou os serviços. O vereador Ricardo Pimentel (PV) afirmou naquela época que “Os donos da empresa relataram que o gestor estava pressionando, para pagar valores abusivos . Chegou a denunciar que teve pedido de máquinas e trabalhadores para serem empregados em obra particular e por esse motivo abandonaram a obra” .
As obras contemplarão três bacias (A, B, C) e beneficiarão o rio Piranhas e o riacho do Feijão, que receberão águas limpas, eliminando a contaminação por resíduos não tratados e preservando os recursos naturais do município. A coleta e tratamento do esgoto doméstico impedirá a infiltração e contaminação do lençol freático, através da instalação de interceptadores (tubos com grande diâmetro), que levarão os dejetos até a estação de tratamento.