O casal Eliel e Adriane Silveira afirma que os eletrodomésticos e outros móveis que estavam no apartamento havia sido doados. A informação teria sido repassada por um representante da empresa durante a visita da presidente Dilma Rousseff na moradia da família, durante a entrega das chaves de 320 apartamentos do residencial, na manhã de segunda-feira. A Arcari nega que doou o material.
Durante a visita da presidente, o apartamento dos Silveira estava todo mobiliado e decorado. À tarde, a decoração foi retirada. No dia seguinte, foi a vez da remoção dos eletrodomésticos. No apartamento, adquirido pelo programa Minha Casa, Minha Vida, ficaram os móveis da cozinha, mesa, cadeiras, sofá, rack, camas, colchões, armários e banheiros.
— Quando a presidente visitou o apartamento, ela perguntou sobre a mobília e os eletrodomésticos, e um rapaz da construtora disse: “Tudo o que está aqui dentro é um presente” — relatou Eliel.
A Arcari afirma que a moradia da família foi ambientada apenas para receber Dilma, e tudo seria retirado posteriormente. Conforme a Arcari, os móveis haviam sido trazidos de uma loja via via consignação em uma loja, e outra parte havia sido emprestada. Conforme a Arcari, como a família garante que alguém teria feito a promessa de doação, a empresa optou por deixar os móveis. Contudo, a empresa decidiu remover a TV, a lava-roupas, o refrigerador e o fogão porque eram usados.
Diante da repercussão do caso, a empresa decidiu comprar eletrodomésticos novos para os Silveira. A Arcari Empreendimentos, foi a responsável pelas obras do Residencial Campos da Serra, em Caxias do Sul.