Empresários de Itaberaba, reuniram-se na semana passada, com representantes dos órgãos ligados a segurança pública, para pedir ações mais efetivas no combate a violência. Estiveram presentes no encontro, o Tenente Coronel PM Manoel Xavier Filho, o tenente-coronel da PM Osival Moreira Cardoso – Comandante da CPR Chapada e o Coordenador Regional da Policia Civil – Delegado José Augusto Sacramento Saldanha representando as forças de segurança do município.
A reunião foi organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) através do presidente Francisco Neves de Queiroz Neto que disse: “O debate foi positivo, e foram definidas propostas para ampliar as ações de Segurança Pública na Cidade, incluindo a criação do Conselho Comunitário de Segurança, um órgão desvinculado de interesses políticos e que deverá ser coordenado por representantes da sociedade civil organizada, com o objetivo de intensificar os trabalhos no segmento da Segurança”.
Os proprietários de supermercados reclamam da crescente onda de violência e pedem uma solução para os assaltos que estão sendo realizados por indivíduos em motocicletas. Dizem que os prejuízos são grande e que a maioria não dispõe de seguro para cobrir.
Ficou acertado que seria criado o Conselho Comunitário de Segurança e a cobrança ao gestor municipal, para implantar o sistema de monitoramento, através de câmaras de segurança.