
O site Portal Itaberaba Noticias tem acompanhado as Sessões de Câmara e percebeu que foi lido um Projeto de Lei da autoria do vereador Ricardo Pimentel (PROS) para regulamentar o canil da Prefeitura e canis particulares. No facebook esse assunto foi muito debatido, devido a um vídeo que o vereador postou na sua página pessoal, sobre os maus tratos que os animais vinham sofrendo no canil municipal.
Então, resolvemos entrevistá-lo para falar sobre o assunto.

Portal Itaberaba Noticias (PIN): O que levou o senhor a fazer a visita ao canil da Prefeitura Municipal?
Vereador Ricardo Pimentel: A minha visita, foi decorrente de uma série de denuncias que vinha recebendo nas redes sociais de maus tratos no local aonde os cães e outros animais eram recolhidos. Então resolvi fazer uma visita surpresa.
PIN: E qual foi a situação que o senhor, encontrou no local?
Vereador: Encontrei um local com as piores condições de higiene possível. Animais doentes, junto com os animais sadios. Total falta de infra-estrutura. Sem registro de entrada e saída dos animais. Não sabemos, depois que aqueles animais chegam no local, o que acontece. Se um dono procura o abrigo para recuperar o animal, sabemos que ele foi levado para um lar. Mas os animais que chegam lá e ninguém procura o que acontece? Ninguém sabe!!

PIN: E qual é a suspeita que o senhor tem?
Vereador: O que fiquei sabendo, é que os animais que chegam doentes, são sacrificados. Mas não sei qual o técnico que atesta essa doença e o sacrifício. E naturalmente se os animais doentes ficam com os sadios. Os sadios que ficam doentes acredito que tenha o mesmo fim. Mas estamos investigando essa situação.
PIN: Sobre o projeto de Lei que o senhor apresentou qual a mudança que vai ocorrer?
Vereador: Apresentei o Projeto de Lei que regulamenta o canil municipal, justamente para que seja feita todas as mudanças necessárias para o funcionamento com higiene, com médicos veterinários, com alimentação adequada, com medicação e vacinas. Então vai servir para proteger esses animais, pois muitos já chegam debilitados e se não tiver um acompanhamento, infelizmente o final é a morte.
PIN: Quais outras providências serão tomadas?
Vereador: Apresentamos uma indicação ao gestor, para que ele elabore um projeto, juntamente com a equipe técnica, pois descobrimos que a FUNASA disponibiliza recursos para construção de canis. O valor liberado pela FUNASA fica em torno de R$ 270 mil. E com certeza dá para fazer uma bela estrutura.
PIN: E sobre as providências imediatas?
Vereador: Fizemos uma denuncia ao promotor Dr. Thyego Matos, protocolada sob o nº 436/2015 para que ele cobre do Prefeito João Filho melhorias urgentes no local. Sabemos que o Promotor tem grande interesse em resolver essas questões do meio ambiente e que inclusive comandou uma força tarefa em Itaberaba, para fiscalizar essa área.
PIN: O senhor sabe me informar se essa força tarefa esteve no canil municipal?

Vereador: Não sei informar. Mas acredito que não. Pois se tivesse ido até o local, com certeza não estaria naquelas condições. Quero ressaltar apenas uma coisa, não estou culpando nenhum funcionário da Prefeitura e sim o Prefeito, que não dá a estrutura necessária para o funcionamento adequado.
PIN: Estou percebendo, que aqui (Praça JJ Sebra) após a sessão da câmara (23h do dia 18/08), encontramos uma grande quantidade de cachorros soltos, o senhor sabe me informar se paralisaram os serviços?
Vereador: Desde ontem, tenho percebido que aumentou o número de animais soltos nas ruas. Acho que se isso aconteceu, eles estão errados. Ao invés de paralisar os serviços, deveriam regularizar a situação. Aliás, já é costume do Prefeito, fazer esse tipo de coisa. Criar o problema, depois quer aparecer como vitima e colocar os seus aliados na rádio para jogar a culpa dos animais nas ruas, devido a minha visita ao canil.
Hoje a tarde, uma moradora me passou uma foto da Praça do Rosário e agora aqui na JJ Seabra tem mais de 20 cachorros soltos.
Hoje a tarde, uma moradora me passou uma foto da Praça do Rosário e agora aqui na JJ Seabra tem mais de 20 cachorros soltos.
