Nos dias 04 e 05 de julho está ocorrendo em Salvador-Bahia, o evento comemorativo a implantação dos 15 anos do Programa Bolsa Família na Bahia. O evento marca o sucesso do programa que ajudou a tirar milhões de famílias da extrema pobreza. O bolsa família ajuda a complementar a renda, empoderando as mulheres e demais famílias carentes. O programa tem números expressivos em nosso estado.
O PBF está presente nos 417 municípios da Bahia e, beneficia 8 Milhões de baianos. Transferindo R$328 milhões de reais para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
O programa teve origem, através da lei número 10.836, de 2004, que unificou os PNAA (Programa Nacional de Acesso à Alimentação), entre eles o Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio-Gás e Cadastramento Único do Governo Federal.
No Encontro, além da parte comemorativa e apresentação dos dados do programa no estado, os participantes terão acesso as oficinas para ajudar a desenvolver o PBF em suas respectivas cidades.

Dentre as oficinas, estão previstas palestras sobre as condicionalidades do programa, na área da educação e da saúde, integração dos serviços sociais das cidades para o atendimento das famílias participantes do programa, a interface do tratamento dado aos povos e comunidades tradicionais e muito mais serviços que serão abordados nos dois dias do encontro.
Gestores de quase toda Bahia estão participando do evento, e Boa Vista do Tupim está representada pela Secretária de Assistência Social – Edinete Silva Cruz, Ivan Reis – Gestor do Bolsa Família, Indianna Gabriela – Coordenadora da Vigilância Sócio-assistencial e Joaquim da Silva Conselheiro de Assistência.
A Secretária de Assistência Social, ressaltou a importância do encontro para trocar ideias e adquirir conhecimento. E falou da importância e do trabalho realizado pela sua equipe em aumentar o número de famílias beneficias pelo programa em Boa Vista do Tupim, propiciando uma boa gestão do programa. Disse ainda, que momentos como esse servem para aprender mais sobre os direitos e deveres dos gestores, técnicos, municípios e principalmente dos beneficiários.
“Para mim, está aqui é um momento ímpar. Pois ao ver a quantidade de gente que contribui com sucesso do programa e poder ver gente que trabalha com o PBF desde a sua criação é de suma importância. Além disso, tenho a oportunidade de ouvir os depoimentos dos usuários do programa e entender o quanto ele modifica a vida das pessoas. A verdade é que isso não tem preço. Saber que você pode estar fazendo parte disso, é muito gratificante” disse Edinete.
Diversas autoridades e técnicos do programa estarão ministrando palestras durante os dois dias de encontro, tais como: Cesar Lisboa – Secretário de Justiça da Bahia; Julieta Palmeira Secretária de Política para as Mulheres da Bahia; Leiza Mendes de Souza Superintendente de Assistência Social; Tiago Falcão, Secretário Nacional de Renda e Cidadania; Jaimilton Fernandes, Coordenador Estadual do Bolsa família; Lidio Mota Carneiro, representante da Caixa Econômica Federal; Jailton Fernandes, representante da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação da Bahia, e Rodrigo Alves, Presidente do Conselho Estadual de Política Social da Bahia.