
O assentamento Aliança, localizado em Boa Vista do Tupim, recebeu na manhã deste último domingo (17), um grande mutirão de saúde preventiva com diversas orientações médicas visando a construção de uma vida saudável.
As atividades contaram com o apoio da secretaria municipal de saúde e o acompanhamento dos vereadores: Lê (PP) e Nininha (PSB) e do presidente da Câmara Sávio Bulcão.


De acordo com o vereador Sávio Bulcão, essa parceria da prefeitura e os assentamentos são de suma importância porque consegue levar diversos profissionais e detectar problemas que na maioria das vezes passam despercebidos. “A gestão municipal está dando prioridade ao atendimento das comunidades mais distantes e que muitas dessas pessoas não conseguem se deslocar para fazer uma consulta”.

Já o secretário de Saúde Gustavo Mendes, afirmou que o mutirão ajudou no acesso direto das famílias aos profissionais de saúde, tendo em vista que demoraria um tempo para que cada assentado ou assentada pudesse resolver algum problema específico.
Foram realizados 98 (noventa e oito) testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis; 50 (cinquenta) consultas médicas e 65 (sessenta e cinco) avaliações odontológicas.
Para os assentados, a equipe de saúde foi de grande valia “Nem sempre é fácil ter um contato com profissionais nessa quantidade e variedade em um só dia”.
Participaram do Mutirão da Saúde no Assentamento Aliança, os seguintes profissionais:
Coordenadora do projeto: Enfermeira Chefe do PSF2 – Rita Carneiro
Enfermeiras: Mayra Cavalcante, Priscila e Sidnei
Recepcionistas: Claudinéia e Adriana
Técnicas de Enfermagem: Cristina
Auxiliares de Serviços Bucal: Luzimar e Maria da paz
Dentistas: Ana Maria e Camila
Agentes Comunitários: Sandra, Verônice, Cíntia e Sirleide
Médico: Dr. Robson