O estudante líder de classe, 19 anos, que vai cursar o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Centenário, localizado em Itaberaba, no centro-norte da Bahia, foi eleito para compor o Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE). O órgão consultivo constitui-se como um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude baiana.

De acordo com o coordenador estadual de Política para a Juventude, Jabes Soares, pela primeira vez, o Conselho vai reservar uma vaga para um representante de líder de classe. “A decisão do conselho de reservar essa cadeira levou em consideração a iniciativa da Secretaria da Educação do Estado em eleger líderes de classe em todas as escolas do Estado. É muito importante ter um líder de classe participando da avaliação da Política Estadual da Juventude, pois traz o olhar de quem está no cotidiano da escola pública estadual”, destaca Jabes Soares.
O CEJUVE visa propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude e assegurar que esta política reconheça o jovem enquanto agente de direitos, transformador de seu espaço e ativamente participativo. O espaço é formado minoritariamente por representantes do poder público e, majoritariamente, da sociedade civil por meio de entidades, movimentos sociais, redes governamentais, com o intuito de representar a diversidade de identidades e interesses da juventude baiana.