Desde o dia 3 de fevereiro, um estudante de São Paulo, de iniciais PHG, conseguiu uma brecha no sistema da Globo e passou a divulgar em sua conta no Twitter os resultados das eliminações do “Big Brother Brasil 16”.
De acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”, o rapaz pediu anonimato e confirmou a ação. “Qualquer pessoa que entenda um pouco de desenvolvimento de web consegue pegar esses resultados. O que estou impressionado é que ninguém viu ainda”, disparou.
O jovem esclareceu que não precisou invadir ou fazer manobras ilegais para ter acesso ao sistema, apenas chegou a uma janela que tornou possível visualizar o percentual das votações. A partir disso, ele começou a lançar em seu perfil quais seriam os resultados.
Na última terça-feira (16), o estudante publicou que Daniel seria eliminado com 52,9% e pontuou que a emissora costuma arredondar os resultados. “Último valor: 52,91%. Dani sai”, contou. Anteriormente, o tuiteiro já havia avisado que Laércio deixaria o programa com 54% dos votos e que Ana Paula seria a beneficiada no paredão falso com 74%.
Questionado pelos internautas, o rapaz compartilhou um link de acesso privado com códigos que demonstravam os resultados. Procurada pelo jornal, a Globo reconheceu que o jovem acessou o conteúdo interno, mas afirmou que o link divulgado não continha os resultados das votações.
“A URL em questão não traz os resultados da votação do ‘BBB’ e irá permanecer no ar, pois é parte integral do nosso sistema e usado em vários módulos do portal”, destacou o canal.
A assessoria da emissora enfatizou que “a segurança da Globo.com monitora e evolui constantemente os nossos sistemas para evitar problemas como esse”.
O RD1 rastreou o perfil do usuário no Twitter e teve acesso aos tweets comprometedores. Por questões óbvias, o mesmo, que utiliza um codinome, não será divulgado. O estudante faz uso do microblog deste 2010 e possui pouco menos de mil seguidores.