As chuvas dessa semana trouxeram um grande alivio para a população, devido à seca que castigava a população da zona rural e o calor insuportável. Porém, velhos problemas continuam a perdurar em Itaberaba.
Segundo leitores do Portal Itaberaba Noticias, bairros como Escurinha, Coelba e Malvinas e as avenidas Luiz Viana Filho e Praça do Coqueiro apresentaram áreas com muita água. E outros diversos pontos ficaram alagados em Itaberaba. Algumas ruas, encontram-se intransitáveis.
No Centro moradores postaram fotos, mostrando os pontos de alagamentos e as pessoas ilhadas nas calçadas.
Zona Rural
As chuvas que caíram na zona rural de Itaberaba nos últimos dias têm devolvido a alegria para milhares de moradores do Município. A população vinha sofrendo com a falta de assistência da Prefeitura Municipal, no abastecimento de água e com as chuvas a situação fica amenizada temporariamente.
De acordo com informações de vários moradores, as chuvas encheram diversas cisternas em algumas regiões em outras a chuva foi menor.
A preocupação dos moradores da zona rural agora é com as estradas, “a situação estava ruim imagine agora” disse um morador.
Falta de energia
Por conta do mau tempo, a Coelba registrou aumento no número de ocorrências relacionadas à interrupção no fornecimento de energia na cidade.
No período das 23h de segunda (04) até o amanhecer de terça (05) toda a cidade teve o serviço interrompido.
A reclamação da população por conta da interrupção dos serviços e as constantes quedas de energia já vêm de muito tempo. Inclusive com a chegada das chuvas a situação piorou.
A empresa informa que devido aos temporais e a queda de arvores está ocorrendo a interrupção dos serviços, mas que as turmas de operação e manutenção continuará trabalhando até que a situação seja regularizada.
Previsão
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para Itaberaba é de nublado com possíveis pancadas de chuvas durante todo o dia. A temperatura mínima deve ser 23ºC e a máxima de 29ºC. Segundo o órgão, a previsão atual indica chuvas até a próxima quinta, 7, porém haverá uma previsão atualizada ainda nesta tarde.
Conforme o Inmet, as chuvas são proporcionadas por uma frente fria estacionária, que se desloca lentamente e ocupou o oceano e parte da Bahia.
Chapada Diamantina
Também há registro de chuva nas cidades da Chapada Diamantina. Que trouxe alivio para os moradores, devido às queimadas que estavam acontecendo.
“Chove em vários pontos, desde os locais mais críticos, como Morro Branco, até a cidade de Lençóis. A chuva ajudou muito a diminuir os focos”, informou Vanessa Matos, da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
A estimativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) é de que ao menos 30 mil hectares tenham sido atingidos na região com o incêndio.