Após o anuncio oficial do fechamento definitivo do Colégio João XXIII, muitos usuários das redes sociais se manifestaram com indignação. De acordo com informações da diretora do NRE-14 Eliana de Oliveira Morais, o fechamento da unidade estadual de ensino se deve à falta de estudantes para preencher todas as vagas disponibilizadas pelo colégio.
Os protestos contra o Governo do Estado, decorrem da politica adotada de fechamento de diversas escolas e órgãos públicos no interior da Bahia. Nesse sentido um usuário do facebook se manifesta: ” Este governo petista deve receber no final do mandato troféu de campeão em fechamentos de órgãos públicos. Em nossa cidade já fechou: Dires, Derba, Ebda, ….e outras entidades. Será que também vai fechar a 9ª CIRETRAN, o 11º BATALHÃO? Repudiamos essas ações autoritárias e nefastas. Por onde andas o prefeito de Itaberaba? e Câmara de Vereadores, concordam com estes atos absurdos.?
Uma servidora pública coloca no seu comentário: “99,99% dos políticos brasileiros preferem a educação do faz de conta. Legislação e discursos belíssimos, na prática, um caos! Povo sem educação de qualidade é fácil manipular na hora do voto. Certamente é essa a filosofia do governo do estado da Bahia! Uma vergonha! Não é por acaso que o Brasil ocupa sempre os últimos lugares nas pesquisas mundiais no quesito educação de qualidade”.
Seguindo a mesma linha de protestos contra essa política adotada pelo Governo Estadual e apoiada pelo Prefeito João Filho, uma professora aposentada do Estado denuncia: “Não só esta escola, mas inúmeras no estado estão sendo fechadas. Só não dá pra entender onde vão atuar os milhares de Professores contratados recentemente pelo REDA , inclusive porque certamente muitos concursados ficarão excedentes”.
O professor do Estado Adriano relata também “Esses dias eu li uma reportagem na qual o governador Rui Costa estava todo orgulhoso, pois iria inaugurar alguns presídios no interior da Bahia. Será que ele não percebe que alguma coisa está errada? escolas sendo fechadas e presídios sendo construídos!! Pátria educadora no discurso mas na prática!!”.
A informação do fechamento do Colégio teve grande repercussão e tem diversos alunos que estão reclamando das Escolas indicadas para realizarem a matricula, não ter a disponibilidade de horário no turno que eles estudavam anteriormente .
Os estudantes do Colégios João XXII segundo informações do NRE 14, foram transferidos para o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, podendo optar também, pelo Colégio Liberdade ou Colégio Centenário.