18/03/2025

O Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), entregou nesta terça-feira (18), no município de Itaberaba, mais uma Cozinha Comunitária e Solidária, que compõe o conjunto dos 160 estruturas semelhantes que estão sendo implementadas em toda da Bahia.
A ação integra o Programa Bahia Sem Fome e foi realizada em parceria com o Instituto Baiano Osmar Azevedo (IBOA) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A instalação da Cozinha Comunitária e Solidária beneficia diretamente a população em situação de vulnerabilidade, através da preparação e distribuição de refeições saudáveis, com alimentos produzidos nos assentamentos da reforma agrária da Chapada Diamantina.
A titular da Seades, Fabya Reis, destacou o avanço que representa a instalação da nova estrutura. “Esta iniciativa nos direciona para que a gente possa seguir em frente na segurança alimentar e nutricional e no enfrentamento à fome, mas também na geração de renda e nos cursos de capacitação que a aquisição dos equipamentos permite”, disse.

Durante a inauguração, a dirigente nacional do MST na Bahia, Eliane Oliveira, ressaltou que esta é uma realização histórica. “Esta é uma marca do Governo do Estado. Queremos agradecer por mais uma importante entrega da Cozinha Solidária na Bahia”, pontuou. A perspectiva é atender, mensalmente, mais de 200 pessoas.
“Com esse maquinário dá para fazer muita coisa. A gente vai aprender e ensinar às companheiras como fazer as receitas através de cursos. Trabalhamos com voluntariado para alcançarmos nosso objetivo que é a doação de alimentos. Nunca tinha visto uma cozinha assim. Vamos colher bons frutos com essa conquista”, concluiu Lucidalva Bastos, voluntária do projeto.
