Desde o início do ano pra cá, 43 hidrômetros, aparelhos usados para medir o consumo de água em casas e empresas, foram furtados em Itaberaba. Este número foi obtido através de boletim de ocorrência aberto na delegacia local pela EMBASA.
Segundo informações a maioria dos elementos que praticam este tipo de furto são usuários de drogas, como o crack que é uma droga barata. “Eles roubam os hidrômetros e os revendem em ferros velhos”, disse uma fonte da delegacia. Grande parte do equipamento é de bronze e latão, materiais facilmente vendidos em reciclagens.
A policia civil está investigando os possíveis compradores de hidrômetros para diminuir este tipo de crime. Segundo ele, os ladrões quebram o equipamento para conseguir vendê-lo nos ferros velhos.
Existe muita dificuldade em acompanhar estes furtos porque muitas pessoas não fazem o boletim de ocorrência. Além da falta de denúncia, outro fator que atrapalha o trabalho da polícia é o local onde os aparelhos são instalados. Na maioria dos imóveis, o hidrômetro fica do lado de fora, facilitando a ação dos bandidos.
A orientação é que as pessoas que tiveram os aparelhos furtados registrem um boletim de ocorrência e levem o documento até o posto de atendimento da EMBASA para solicitar a instalação de um novo equipamento. Com o boletim de ocorrência a instalação será gratuita.