Segundo informações atualizadas da Sala Nacional de Combate a ZICA, o município de Itaberaba entrou na lista de prioridade, devido a grande quantidade de casos registrados nos últimos meses.As ações de combate ao Zika, conforme o PACTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTRA O ZIKA, lançado no último dia 04/02, em Brasília, envolve entidades representativas de todos os segmentos da educação, em todas as esferas de Governo.
Destaque para as atividades a serem desenvolvidas no período de 15 a 19 de fevereiro. No dia 19, as atividades devem envolver a comunidade do Entorno da Escola, numa grande mobilização que vai além do seu Território.
Recomenda-se que os municípios e escolas façam contatos com as Universidades Federais ou Institutos Federais de Educação mais próximo, para o fornecimento de materiais impressos das ações contra o Zika. Outras parcerias devem ser feitas com as representações das Forças Armadas, órgãos de saúde e Vigilância Sanitária, além de Clubes de Serviço, Entidades religiosas, etc…
Também, que sejam feitos os registros das atividades, envolvendo comunidades escolares, através de fotos e pequenos vídeos, para serem postados no Portal do MEC.
São reconhecidas as iniciativas das redes estaduais e municipais, mas é de fundamental importância concentrar as ações, conforme proposto pelo Pacto, visando esclarecer a população e envolvê-la, com efetividade no combate ao mosquito Aedes aegypt e suas consequências.
Segue a relação de municípios:
Alagoinhas
Barreiras
Bom Jesus Da Lapa
Brumado
Cachoeira
Camaçari
Casa Nova
Conceição Do Coité
Cruz Das Almas
Euclides Da Cunha
Feira De Santana
Ilhéus
Irecê
Itaberaba
Itabuna
Itamaraju
Itapetinga
Jacobina
Jequié
Jeremoabo
Juazeiro
Nazaré
Paulo Afonso
Poções
Porto Seguro
Salvador
Santo Antônio de Jesus
Seabra
Serrinha
Valença
Vitória da Conquista